A queixa escolar sob a ótica de diferentes atores

análise da dinâmica de sua produção

Autores

  • Eliseu de Oliveira CUNHA Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia.
  • Maria Virgínia Machado DAZZANI Universidade Federal da Bahia, Instituto de Psicologia, Curso de Psicologia.
  • Gilberto Lima dos SANTOS Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação.
  • Patrícia Carla Silva do Vale ZUCOLOTO Universidade Católica do Salvador, Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea.

Palavras-chave:

Baixo rendimento escolar, Inclusão educacional, Psicologia educacional, Transtornos de aprendizagem

Resumo

Este estudo teve como objetivo pormenorizar e analisar a dinâmica de produção da queixa escolar entre, de um lado, professores e coordenadores pedagógicos e, de outro, profissionais de saúde que atuam em serviços de atenção à infância. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove participantes, sendo cinco profissionais de educação que atuam em uma escola pública municipal, e quatro profissionais de saúde que atendem casos de queixa escolar. Constatou-se, entre os educadores, a reiteração das tradicionais tendências de patologização dos impasses escolares e de terceirização de seu enfrentamento, enquanto que entre os profissionais de saúde predominou uma compreensão crítica e ampliada dos problemas educacionais e uma busca pelo estabelecimento de uma parceria com a escola no intuito de abordá-los e superá-los. Concluiu-se, a partir disso, que existe a necessidade de instrumentalizar os educadores para um efetivo acolhimento e um qualificado manejo pedagógico das diferenças na escola.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

CUNHA, E. de O., DAZZANI, M. V. M., SANTOS, G. L. dos, & ZUCOLOTO, P. C. S. do V. (2023). A queixa escolar sob a ótica de diferentes atores: análise da dinâmica de sua produção. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7851

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA