Contribuições da Teoria Histórico-cultural para a prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar

Autores

  • Fabíola de Sousa BRAZ-AQUINO Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
  • Jéssica Andrade de ALBUQUERQUE Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Psicologia escolar, Teoria histórico-cultural

Resumo

Esse artigo aborda a experiência de estágio supervisionado em Psicologia Escolar desenvolvido em uma escola pública na cidade de João Pessoa (PB). A referida experiência foi norteada pela Psicologia Histórico-cultural de Vygotsky, que concebe as interações sociais enquanto pilares dos processos de aprendizado e formação da consciência dos sujeitos e a escola como espaço de mediação dos conhecimentos socio-historicamente organizados pela cultura. Os procedimentos adotados no estágio se concentraram na construção de relações com os atores institucionais, na apreensão do cotidiano escolar, na imersão nas práticas instituídas, bem como na assessoria aos docentes, equipe técnica e escolares. A partir dessa experiência verificou-se a relevância do estágio supervisionado para a construção de uma identidade do psicólogo que atuará em meios escolares, bem como para demarcar sua efetividade mediante processos de desenvolvimento humano em contextos públicos de educação.

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

BRAZ-AQUINO, F. de S., & ALBUQUERQUE, J. A. de. (2023). Contribuições da Teoria Histórico-cultural para a prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7847

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA