Estágio em Psicologia Escolar

formação e prática do supervisor

Autores

  • Walter Mariano de Faria SILVA NETO Universidade de Uberaba, Pró-Reitoria de Ensino Superior, Curso de Psicologia
  • Raquel Souza Lobo GUZZO Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências da Vida, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Psicologia crítica, Supervisão de estágio, Formação profissional, Psicologia escolar

Resumo

Este trabalho objetivou investigar a formação e a prática do supervisor de estágio em Psicologia Escolar. A pesquisa foi desenvolvida mediante entrevistas semiestruturadas com seis supervisores da Região Metropolitana de Campinas, SP. Os dados foram agrupados em quatro conjuntos: características do supervisor (ênfase na trajetória pessoal e profissional); relação com o contexto de trabalho (referente ao conhecimento da estrutura curricular e à relação com a organização das atividades de campo e supervisão); possibilidades para formação do psicólogo (destaque ao potencial da área para compreender a realidade e a intervenção necessária, além de referenciais teóricos [diversidade de autores utilizados]). Os resultados sugerem que, além do perfil do supervisor, a legislação educacional nacional, as políticas de expansão dos cursos universitários, as práticas de cursos noturnos e a carga horária de trabalho são condições para o exercício da supervisão. Daí a importância da integração formação-prática na constituição do papel profissional do supervisor.

 

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Publicado

2023-03-21

Como Citar

SILVA NETO, W. M. de F. ., & GUZZO, R. S. L. . (2023). Estágio em Psicologia Escolar: formação e prática do supervisor. Estudos De Psicologia, 33(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7840

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL- DESAFIOS À ATUAÇÃO E PESQUISA