Análise da interação mãe e criança cega

Autores

  • Alessandra Corne CANOSA Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.
  • Lidia Maria Marson POSTALLI Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

Palavras-chave:

Educação especial, Relação mãe-filho, Transtornos da visão

Resumo

No estudo do desenvolvimento da criança com deficiência visual uma questão relevante se refere ao processo de interação mãe-criança. Esta pesquisa objetivou descrever essa interação em situações de cuidados básicos (alimentação e higiene). Participaram três crianças cegas, de zero a três anos de idade, e suas mães. As filmagens foram realizadas pelas mães e analisadas pelo emprego de dois protocolos de análise de interação diádica (Protocolo de Categorias de Análise das Filmagens de Interação e Protocolo de Avaliação da Interação Diádica). Os resultados indicaram que as mães utilizaram, principalmente, comandos e motivação durante as atividades, além de comportamentos de afeto e responsividade ao filho. As crianças mantiveram-se atentas e engajadas nas atividades. Foram verificados comportamentos das mães para estimular o desenvolvimento cognitivo e da linguagem da criança. Os resultados demonstram a importância da interação mãe-filho para o desenvolvimento infantil e podem contribuir na elaboração de programas de intervenção com mães e filhos com deficiência visual.

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

CANOSA, A. C., & POSTALLI, L. M. M. (2023). Análise da interação mãe e criança cega. Estudos De Psicologia, 33(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7787

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: A CRIANÇA, A MÃE E A FAMÍLIA NA PESQUISA