School performance at the end of elementary school: Contributions of intelligence, language, and executive functions

Autores

  • Natália Martins DIAS Centro Universitário Fundação Instituto de Ensino para Osasco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia Educacional.
  • Alessandra Gotuzo SEABRA Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento.

Palavras-chave:

Cognição, Educação, Avaliação, Aprendizagem

Resumo

 

Diversas variáveis estão associadas e podem influenciar o desempenho escolar. Este estudo investigou: 1) a relação entre desempenho escolar e inteligência, linguagem e funções executivas; e 2) modelos explicativos do desempenho escolar. Participaram 87 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Estado de São Paulo (idade média = 9,72; desvio-padrão = 0,58), avaliadas em inteligência, linguagem (consciência fonológica e vocabulário) e funções executivas (atenção, flexibilidade, memória de trabalho). As notas bimestrais dos estudantes foram recolhidas ao término do ano letivo. Resultados revelaram correlações significativas entre desempenho escolar e todas as medidas, exceto atenção. Os desempenhos nos testes cognitivos explicaram até 66% das notas escolares das crianças. Inteligência, linguagem e funções executivas relacionaram-se ao desempenho escolar, porém linguagem e funções executivas, especialmente a flexibilidade, podem ser considerados como preditores importantes na compreensão do desempenho de estudantes do 5º ano. Implicações incluem a avaliação e delimitação de intervenções para promoção dessas habilidades.

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Publicado

2023-03-08

Como Citar

DIAS, N. M., & SEABRA, A. G. (2023). School performance at the end of elementary school: Contributions of intelligence, language, and executive functions. Estudos De Psicologia, 34(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7679

Edição

Seção

PSICOLOGIA EDUCACIONAL