Era uma vez... um estudo de caso sobre histórias e estórias adotivas

Autores

  • Larissa Cristina Silveira de ANDRADE Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Psicologia, Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise.
  • Martha Franco Diniz HUEB Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Psicologia, Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise.
  • Carolina Martins Pereira ALVES Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Curso de Psicologia, Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise.

Palavras-chave:

Adoção, Criança, Narração de estórias, Psicanálise

Resumo

Trata-se de pesquisa-intervenção, ancorada por estudo de caso instrumental, que objetivou verificar os efeitos da narrativa de histórias na elaboração de angústias da adoção de criança maior, bem como mediar a inserção na família adotiva. Participaram do estudo a mãe e o pai adotivos e um garoto de seis anos. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com os adotantes, enquanto com a criança se submeteu o Procedimento Desenho-Estória e sessões de narração de histórias infantis com a temática adotiva. Os resultados revelaram a importância dos contos para viabilizar reflexões e elaborações sobre o processo de adoção, assim como para auxiliar o contato com angústias primitivas e facilitar a inserção na nova família. A despeito do amparo proporcionado à criança através da narração das histórias, identificou-se a necessidade de fornecer suporte psicológico ao grupo familiar, a fim de solidificar a construção dos vínculos afetivos.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

ANDRADE, L. C. S. de, HUEB, M. F. D., & ALVES, C. M. P. (2023). Era uma vez. um estudo de caso sobre histórias e estórias adotivas. Estudos De Psicologia, 34(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7554

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE