Ações educacionais em sexualidade para profissionais de saúde: uma revisão de literatura

Autores

  • Vanessa Monteiro CESNIK Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Thais ZERBINI Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Educação, Saúde, Enfermagem, Sexualidade, Treinamento

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a literatura científica relacionada a ações educacionais para capacitação de profissionais de saúde na área da sexualidade, no período entre 2003 e 2013. Os resultados mostram que tanto estudantes do último ano quanto profissionais recém-formados ou vinculados a uma organização hospitalar há mais tempo estão despreparados para atender às atuais necessidades dos pacientes em relação a questões de sexualidade. Pesquisas indicam melhoria da capacidade dos profissionais em lidar com questões de sexualidade dos pacientes após participarem de treinamentos nessa temática, independentemente da carga horária do curso. Para melhorar o desempenho e conforto dos profissionais de saúde em relação a questões de sexualidade dos pacientes, fazem-se necessários investimentos em ações educacionais nessa área, como mostram as pesquisas analisadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abbad, G., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Aprendizagem humana em organizações de trabalho. In J. C. Zanelli, J. E. Borges-Andrade, & A. V. B. Bastos (Orgs.), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (pp.237-275). Porto Alegre: Artmed.

Abbad, G. S., & Mourão, L. (2012). A avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo. Revista de Administração Mackenzie, 13(6), 107-137. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000600006

Alencar, R. D. A., Ciosak, S. I., & Bueno, S. M. V. (2010). Formação do acadêmico enfermeiro: necessidade da inserção curricular da disciplina de sexualidade humana. Online Brazilian Journal of Nursing, 9(2). http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20102991

Annon, J. (1976). The PLISSIT model: A proposed conceptual scheme for the behavioral treatment of sexual problems. Journal of Sex Education Therapists, 2(1), 1-15. http://dx.doi.org/10.1080/01614576.1976.11074483

Astbury-Ward, E. (2011). A questionnaire survey of the provision of training in human sexuality in schools of nursing in the UK. Sexual & Relationship Therapy, 26(3), 254-270. http://dx.doi.org/10.1080/14681994.2011.618180

Barrett, M., McKay, A., Dickson, C., Seto, J., Fisher, W., Read, R., … Wong, T. (2012). Sexual health curriculum and training in Canadian medical schools: A study of family medicine, obstetrics and gynaecology and undergraduate medicine programs in 2011 with comparisons to 1996. Canadian Journal of Human Sexuality, 21(2), 63-73.

Barton-Burke, M., & Gustason, C. J. (2007). Sexuality in women with cancer. Nursing Clinics of North America, 42(4), 531-554. http://dx.doi.org/10.1016/j.cnur.2007.08.001

Bauer, M., McAuliffe, L., Nay, R., & Chenco, C. (2013). Sexuality in older adults: Effect of an education intervention on attitudes and beliefs of residential aged care staff. Educational Gerontology, 39(2), 82-91. http://dx.doi.org/10.1080/03601277.2012.682953

Booth, S., Kendall, M., Fronek, P., Miller, D., & Geraghty, T. (2003). Training the interdisciplinary team in sexuality rehabilitation following spinal cord injury: A needs assessment. Sexuality and Disability, 21(4), 249-261. http://dx.doi.org/10.1023/B:SEDI.0000010067.27044.7e

Borges-Andrade, J. E. (2002). Desenvolvimento de medidas em avaliação de treinamento. Estudos de Psicologia (Natal), 7(Esp.), 31-43. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2002000300005

Brás, M. A., Azeredo, Z. A., Nobre, J. C., & Silva, T. P. (2009). Formação sobre sexualidade dos enfermeiros dos cuidados de saúde primários: estudos de factores a ela associados. Servir, 57(1-2), 28-36.

Brêtas, J. R. S., Lima, R. C., & Yamaguti, L. (2006). O corpo que cuidamos. In: A. C. P. Brêtas & M. A. Gamba. Enfermagem e saúde do adulto (pp.11-25). São Paulo: Manole.

Brêtas, J. R. S., Ohara, C. V. S., & Querino, I. D. (2008). Orientação sobre sexualidade para estudantes de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 21(4), 568-574. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002008000400006

Cesnik, V. M., & Santos, M. A. (2012a). Mastectomia e sexualidade: uma revisão integrativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 339-349. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722012000200016

Cesnik, V. M., & Santos, M. A. (2012b). Desconfortos físicos decorrentes dos tratamentos do câncer de mama influenciam a sexualidade da mulher mastectomizada? Revista da Escola de Enfermagem da USP, 46(4), 1001-1008. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342012000400031

Cesnik, V. M., Vieira, E. M., Giami, A., Almeida, A. M. D., Santos, D. B., & Santos, M. A. (2013). The sexual life of women with breast cancer: Meanings attributed to the diagnosis and its impact on sexuality. Estudos dePsicologia (Campinas), 30(2), 187-197. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000200005

Costa, L. H. R., & Coelho, E. D. A. C. (2013). Sexualidade e a interseção com o cuidado na prática profissional de enfermeiras. Revista Brasileira de Enfermagem, 66(4), 493-500. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000400005

Ferreira, R., Abbad, G. S., Pagotto, C., & Meneses, P. (2009). Avaliação de necessidades organizacionais de treinamento: o caso de uma empresa latino-americana de administração aeroportuária. REAd: Revista Eletrônica de Administração, 15(2), 349-375.

Fronek, P., Booth, S., Kendall, M., Miller, D., & Geraghty, T. (2005). The effectiveness of a sexuality training program for the interdisciplinary spinal cord injury rehabilitation team. Sexuality and Disability, 23(2), 51-63. http://dx.doi.org/10.1007/s11195-005-4669-0

Fronek, P., Kendall, M., Booth, S., Eugarde, E., & Geraghty, T. (2011). A longitudinal study of sexuality training for the interdisciplinary rehabilitation team. Sexuality and Disability, 29(2), 87-100. http://dx.doi.org/10.1007/s11195-010-9177-1

Happell, B., Platania-Phung, C., & Scott, D. (2013). Physical health care for people with mental illness: Training needs for nurses. Nurse Education Today, 33(4), 396-401. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2013.01.015

Happell, B., Scott, D., Nankivell, J., & PlataniaPhung, C. (2013). Nurses’ views on training needs to increase provision of primary care for consumers with serious mental illness. Perspectives in Psychiatric Care, 49(3), 210-217. http://dx.doi.org/10.1111/j.1744-6163.2012.00351.x

Higgins, A., Sharek, D., Nolan, M., Sheerin, B., Flanagan, P., Slaicuinaite, S., … Walsh, H. (2012). Mixed methods evaluation of an interdisciplinary sexuality education programme for staff working with people who have an acquired physical disability. Journal of Advanced Nursing, 68(11), 2559-2569. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2648.2012.05959.x

Hudson, W. W., Murphy, G. J., & Nurius, P. S. (1983). A short-form scale to measure liberal vs. Conservative orientations toward human sexual expression. Journal of Sex Research, 19(3), 258-272. http://dx.doi.org/10.1080/00224498309551186

Iqbal, M. Z., & Khan, R. A. (2011). The growing concept and uses of training needs assessment: A review with proposed model. Journal of European Industrial Training, 35(5), 439-466. http://dx.doi.org/10.1108/03090591111138017

Junqueira, L. C. U., Vieira, E. M., Giami, A., & Santos, M. A. (2013). Análise da comunicação acerca da sexualidade, estabelecida pelas enfermeiras, com pacientes no contexto assistencial do câncer de mama. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, 17(44), 89-101. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013000100008

Kaplan, M., & Pacelli, R. (2011). The sexuality discussion: Tools for the oncology nurse. Clinical Journal of Oncology Nursing, 15(1), 15-17. http://dx.doi.org/10.1188/11.CJON.15-17

Kazukauskas, K. A., & Lam, C. S. (2010). Disability and sexuality: Knowledge, attitudes, and level of comfort among certified rehabilitation counselors. Rehabilitation Counseling Bulletin, 54(1), 15-25. http://dx.doi.org/10.1177/0034355209348239

Kendall, M., Booth, S., Fronek, P., Miller, D., & Geraghty, T. (2003). The development of a scale to assess the training needs of professionals in providing sexuality rehabilitation following spinal cord injury. Sexuality and Disability, 21(1), 49-64. http://dx.doi.org/10.1023/A:1023510925729

Kong, S. K. F., Wu, L. H., & Loke, A. Y. (2009). Nursing students’ knowledge, attitude and readiness to work for clients with sexual health concerns. Journal of Clinical Nursing, 18(16), 2372-2382. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2702.2008.02756.x

Langer-Most, O., & Langer, N. (2010). Aging and sexuality:How much do gynecologists know and care? Journal of Women & Aging, 22(4), 283-289. http://dx.doi.org/10.1080/08952841.2010.518882

Lopes, J. M., & Mourão, L. (2010). Crenças acerca do sistema de treinamento: a predição de variáveis pessoais e funcionais. Estudos de Psicologia (Campinas), 27(2), 197-206. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200007

Magnan, M. A., & Norris, D. M. (2008). Nursing student’sperceptions of barriers to addressing patient sexuality concerns. Journal of Nursing Education, 47(6), 260-267. http://dx.doi.org/10.3928/01484834-20080601-06

Meneses, P. P. M., & Zerbini, T. (2009). Levantamento de necessidades de treinamento: reflexões atuais. Análise, 20(2), 50-64.

Meneses, P. P. M., Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Manual de treinamento organizacional. Porto Alegre: Artmed.

Mick, J., Hughes, M., & Cohen, M. (2004). Using the BETTER model to assess sexuality. Clinical Journal of Oncology Nursing, 8(1), 84-86. http://dx.doi.org/10.1188/04.CJON.84-86

Moore, A., Higgins, A., & Sharek, D. (2013). Barriers and facilitators for oncology nurses discussing sexual issues with men diagnosed with testicular cancer. European Journal of Oncology Nursing, 17(4), 416-422. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejon.2012.11.008

Noe, R. A., Clarke, A. D., & Klein, H. J. (2014). Learning in the twenty-first-century workplace. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1, 245-275. http://dx.doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091321

Oezdemir, L., & Akdemir, N. (2008). Nurses’ knowledge and practice involving patients’ resuming sexual activity following myocardial infraction: Implications for training. Australian Journal of Advanced Nursing, 26(1), 42-52.

Olsson, C., Berglund, A. L., Larsson, M., & Athlin, E. (2012). Patient’s sexuality: A neglected area of câncer nursing? European Journal of Oncology Nursing, 16(4), 426-431. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejon.2011.10.003

Post, M. W. M., Gianotten, W. L., Heijnen, L., Lambers, E., & Willems, M. (2008). Sexological competence of different rehabilitation disciplines and effects of a discipline-specific sexological training. Sexuality and Disability, 26(1), 3-14. http://dx.doi.org/10.1007/s11195-007-9068-2

Quinn, C., & Happell, B. (2012). Getting BETTER: Breaking the ice and warming to the inclusion of sexuality in mental health nursing care. International Journal of Mental Health Nursing, 21(2), 154-162. http://dx.doi.org/10.1111/j.1447-0349.2011.00783.x

Quinn, C., Happell, B., & Welch, A. (2013). Talking about sex as part of our role: Making and sustaining practice change. International Journal of Mental Health Nursing, 22(3), 231-240. http://dx.doi.org/10.1111/j.1447-0349.2012.00865.x

Ressel, L. B., & Gualda, D. M. R. (2002). A sexualidade invisível ou oculta na enfermagem? Revista da Escola de Enfermagem da USP, 36(1), 75-79. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342002000100011

Rojon, C., McDowall, A., & Saunders, M. N. (2011). On the experience of conducting a systematic review in industrial, work, and organizational psychology: Yes, it is worthwhile. Journal of Personnel Psychology, 10(3), 133-138. http://dx.doi.org/10.1027/1866-5888/a000041

Salas, E., & Cannon-Bowers, J. A. (2001). The science of Mtraining: A decade of progress. Annual Review of Psychology, 52, 471-499. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.psych.52.1.471

Santos, L., & Campos, M. (2008). Approaching human sexuality during nursing graduation. Nursing, 10(117), 81-86.

Sehnem, G. D., Ressel, L. B., Junges, C. F., Silva, F. M., & Barreto, C. N. (2013). A sexualidade na formação acadêmica do enfermeiro. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 17(1), 90-96. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000100013

Simpson, G., Anwar, S., Wilson, J., & Bertapelle, T. (2006). Improving the rehabilitative management of cliente sexual health concerns after neurological disability: Evaluation of a staff sexuality training programme in New Zealand. Clinical Rehabilitation, 20(10), 847-859. http://dx.doi.org/10.1177/0269215506072180

Sung, S. C., & Lin, Y. C. (2013). Effectiveness of the sexual healthcare education in nursing students’ knowledge, attitude, and self-efficacy on sexual healthcare. Nurse Education Today, 33(5), 498-503. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2012.06.019

Tannenbaum, S. I., & Yukl, G. (1992). Training and development in work organizations. Annual Review of Psychology, 43, 399-441. http://dx.doi.org/10.1146/annurev.ps.43.020192.002151

Tsai, L. Y., Huang, C. Y., Liao, W. C., Tseng, T. H., & Lai, T. J. (2013). Assessing student nurses’ learning needs for addressing patients’ sexual health concerns in Taiwan. Nurse Education Today, 33(2), 152-159. http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2012.05.014

Vasconcelos, A. G., Sampaio, J. D. R., & Nascimento, E. D. (2013). Validity of G-36 and knowledge tests in relation to performance at a training program. Estudos de Psicologia (Campinas), 30(1), 67-74. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2013000100008

Vieira, E. M., Ford, N. J., Santos, M. A. D., Junqueira, L. C. U., & Giami, A. (2013). Representations of nurses regarding sexuality of women treated for breast câncer in Brazil. Cadernos de Saúde Pública, 29(10), 2049-2056.http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00158512

White, C. B. (1982). A scale for the assessment of attitudes and knowledge regarding sexuality in the aged. Archives of Sexual Behavior, 11(6), 491-502. http://dx.doi.org/10.1007/BF01542474

Wilmoth, M. C. (2007). Sexuality: A critical componente of quality of life in chronic disease. Nursing Clinics of North America, 42(4), 507-514. http://dx.doi.org/10.1016/j.cnur.2007.08.008

World Health Organization. (1986). Basic documents. Geneva: Author.

Zerbini, T., & Abbad, G. (2010). Transferência de treinamento e impacto do treinamento no trabalho: análise crítica da literatura. Revista Psicologia, 10(2), 97-111.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

CESNIK, V. M., & ZERBINI, T. . (2023). Ações educacionais em sexualidade para profissionais de saúde: uma revisão de literatura. Estudos De Psicologia, 34(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7553

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE