Intervenções em Psicologia Positiva na reabilitação de adultos e idosos: revisão da literatura

Autores

  • Flavia Amaral MACHADO Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
  • Léia Gonçalves GURGEL Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
  • Caroline Tozzi REPPOLD Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Departamento Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Palavras-chave:

Esperança, Espiritualidade, Felicidade, Otimismo, Reabilitação

Resumo

A Psicologia Positiva abrange o estudo das potencialidades e virtudes humanas, envolvendo o funcionamento saudável das pessoas. O objetivo dessa revisão foi verificar na literatura a efetividade de intervenções baseadas nos construtos espiritualidade, felicidade, otimismo e esperança sobre o processo de reabilitação de adultos e idosos. A busca resultou em 245 estudos, dos quais somente dez cumpriram os critérios de inclusão. Observaram-se mais estudos envolvendo esperança e espiritualidade, bem como amostras predominantemente compostas por mulheres. Os resultados mostraram tendência a melhor qualidade de vida dos sujeitos com níveis de esperança ou espiritualidade mais elevados, bem como evidência inicial de melhor resposta a tratamentos que se associaram ao fortalecimento de aspectos saudáveis e positivos. Observou-se que são poucos os ensaios controlados relacionados ao tema, pois a Psicologia Positiva é uma área de estudos em expansão, tornando fundamental o aumento de pesquisas para estabelecer resultados consistentes e confirmar as evidências apresentadas na presente revisão.

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Publicado

2023-03-07

Como Citar

MACHADO, F. A., GURGEL, L. G., & REPPOLD, C. T. (2023). Intervenções em Psicologia Positiva na reabilitação de adultos e idosos: revisão da literatura. Estudos De Psicologia, 34(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7539

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO