Jogos eletrônicos e funções executivas de universitários

Autores

Palavras-chave:

Atenção, Jogos de vídeo, Processos cognitivos, Resolução de problemas

Resumo

Os jogos eletrônicos, impulsionados pelo largo uso de tecnologias digitais interativas, popularizaram-se entre os jovens, que os incorporam em suas rotinas de vida. Os universitários das licenciaturas de universidades brasileiras, cuja maioria é de jovens, foram questionados sobre a frequência de uso dessas tecnologias interativas, na tentativa de se estabelecerem associações entre o uso de jogos eletrônicos e as funções executivas relacionadas à atenção e à capacidade de resolução de problemas. Essas funções foram avaliadas pelos participantes a partir de comportamentos descritos, tomados como indicativos relacionados à atenção e à resolução de problemas. A amostra foi composta por 620 universitários de 15 a 61 anos (143 homens e 457 mulheres) de sete Estados brasileiros, que responderam a um questionário online. Os resultados apontaram uma associação entre a frequência do uso dos jogos eletrônicos e a atenção, especialmente em relação à habilidade dos participantes em conseguirem fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo e, também, ao fato de priorizarem a precisão em vez da rapidez. A partir disso, infere-se que os jogos eletrônicos constituem uma experiência interativa e imersiva que pode influenciar o desempenho e o exercício de várias habilidades cognitivas.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

RAMOS, D. K., FRONZA, F. C. A. O., & CARDOSO, F. L. (2023). Jogos eletrônicos e funções executivas de universitários. Estudos De Psicologia, 35(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7452

Edição

Seção

TEORIA E MÉTODOS EM PSICOLOGIA