Avaliação da dependência de Internet e qualidade de vida em adolescentes Brasileiros de escolas públicas e particulares

Autores

Palavras-chave:

Dependência de Internet, Comportamento do adolescente, Qualidade de vida

Resumo

Este trabalho avaliou o perfi l de estudantes em relação ao padrão de uso de Internet e qualidade de vida, tomando como sujeitos de pesquisa alunos do ensino médio (N = 254, Midade = 15,1, DP = 1,3) de escolas públicas e particulares da cidade de São Paulo. Utilizou-se o Teste de Dependência em Internet e o Pediatric Quality of Life Inventory. Aproximadamente 70% dos estudantes apresentaram dependência média de Internet. Estudantes de escola pública apresentaram maiores níveis de dependência grave em relação aos da escola particular (p < 0,001). Em relação à qualidade de vida, estudantes da escola particular apresentaram melhores indicadores no aspecto social (p < 0,01), enquanto aqueles da escola pública apresentaram melhores indicadores no aspecto escolar (p < 0,05). Os dados indicaram uma forte associação entre dependência de Internet e menores indicadores de qualidade de vida, conforme observado em estudos de outros países.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

CRUZ, F. A. D., SCATENA, A., ANDRADE, A. L. M., & MICHELI, D. de. (2023). Avaliação da dependência de Internet e qualidade de vida em adolescentes Brasileiros de escolas públicas e particulares. Estudos De Psicologia, 35(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7450

Edição

Seção

PSICOLOGIA DA SAÚDE