Adaptação e propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes

Autores

  • Priscilla Moreira OHNO Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofi a e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. https://orcid.org/0000-0003-0377-555X
  • Mariana Verdolin Guilherme FROESELER Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofi a e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. https://orcid.org/0000-0002-2211-5269
  • Maycoln Leôni Martins TEODORO Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofi a e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento. https://orcid.org/0000-0002-3021-8567

Palavras-chave:

Adolescentes, Atitudes disfuncionais, Cognição, Crianças, Depressão, Escala

Resumo

Esta pesquisa é constituída por três estudos que investigaram as propriedades psicométricas da adaptação para o português da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças, instrumento de autorrelato que avalia componentes da vulnerabilidade cognitiva para a depressão em jovens. Crianças e Adolescentes (n = 596; 9 a 16 anos) completaram a escala e outros instrumentos de avaliação de cognições e sintomas depressivos. Foram encontrados bons índices de consistência interna para o instrumento, e correlações moderadas a fracas entre a escala no teste-reteste (n = 225; intervalo médio de 8,3 meses) e os demais instrumentos. Análises fatoriais exploratórias (n = 218) e confi rmatórias (n = 378) evidenciaram a estrutura trifatorial. Os resultados apontam a Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças como uma medida adequada de atitudes disfuncionais em jovens.

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Publicado

2023-02-16

Como Citar

OHNO, P. M., FROESELER, M. V. G., & TEODORO, M. L. M. (2023). Adaptação e propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes. Estudos De Psicologia, 35(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7448

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA