Adaptação e propriedades psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes
Palavras-chave:
Adolescentes, Atitudes disfuncionais, Cognição, Crianças, Depressão, EscalaResumo
Esta pesquisa é constituída por três estudos que investigaram as propriedades psicométricas da adaptação para o português da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças, instrumento de autorrelato que avalia componentes da vulnerabilidade cognitiva para a depressão em jovens. Crianças e Adolescentes (n = 596; 9 a 16 anos) completaram a escala e outros instrumentos de avaliação de cognições e sintomas depressivos. Foram encontrados bons índices de consistência interna para o instrumento, e correlações moderadas a fracas entre a escala no teste-reteste (n = 225; intervalo médio de 8,3 meses) e os demais instrumentos. Análises fatoriais exploratórias (n = 218) e confi rmatórias (n = 378) evidenciaram a estrutura trifatorial. Os resultados apontam a Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças como uma medida adequada de atitudes disfuncionais em jovens.
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