O uso de Análise de Redes Sociais no estudo das relações intergrupais entre cotistas e não cotistas de uma universidade pública

Autores

Palavras-chave:

Ação afirmativa, Educação superior, Integração social

Resumo

A adesão ao sistema de cotas no ensino superior promoveu a convivência entre grupos sociais distintos. O estudo avaliou o padrão de interação entre 926 estudantes cotistas e não cotistas de 25 turmas de uma universidade pública brasileira, utilizando um questionário de redes sociais informais. Homofilia foi o parâmetro escolhido para medir as relações intergrupais. Esse comportamento foi avaliado de acordo com o semestre, a concorrência, a área de conhecimento e a natureza da relação. Os resultados demonstraram baixo grau de integração entre os grupos nos cursos de alta concorrência, bem como maior tendência à endogenia no grupo de não cotistas. Tais resultados apontam a necessidade de se criar uma cultura inclusiva, que propicie a distribuição de recursos entre os diferentes grupos sociais envolvidos.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

RIBEIRO, E. M. B. de A., PEIXOTO, A. de L. A., MIRANDA, J. G. V., & BASTOS, A. V. B. (2023). O uso de Análise de Redes Sociais no estudo das relações intergrupais entre cotistas e não cotistas de uma universidade pública. Estudos De Psicologia, 36. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7421

Edição

Seção

PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL