Estrutura interna das Escalas de Práticas Parentais em amostra de vulneráveis: uma análise fatorial confirmatória

Autores

Palavras-chave:

Parentalidade, Populações vulneráveis, Psicometria

Resumo

Este estudo teve o objetivo de acessar a estrutura fatorial das Escalas de Práticas Parentais, examinando suas dimensões e as consistências internas de suas subescalas em uma amostra de adolescentes vulneráveis brasileiros (N = 452). A estrutura de seis fatores foi replicada por Análise Fatorial Confirmatória; no entanto, os valores de alfa de Cronbach para dois fatores indicaram fraca consistência interna: incentivo à autonomia (α = 0,55) e controle punitivo (α = 0,51). Considerando correlações entre os fatores e o modelo teórico, uma Análise Fatorial Confirmatória de segunda ordem foi realizada e evidenciou duas dimensões latentes correlacionadas: exigência e responsividade. Esse modelo apresentou bom ajuste e alcançou consistência interna satisfatória. Os resultados foram discutidos em relação a questões socioculturais. Recomendações para o uso do instrumento são sugeridas, tanto em contexto de avaliação quanto de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alvarenga, P. (2001). Práticas educativas parentais como forma de prevenção de problemas de comportamento. In H. J. Guilhardi (Org.), Sobre comportamento e cognição (pp. 54-60). Santo André: ESETec Editores Associados.

Anastasi A., & Urbina S. (2000). Psychological testing. New York: Prentice Hall.

Associação Médica Mundial. (1964). Declaração de Helsinque: princípios éticos para a pesquisa em seres humanos. Retrieved from https://www.wma.net/wp-content/uploads/2016/11/491535001395167888_DoHBrazilianPortugueseVersionRev.pdf

Ato, M., López-García, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología, 29(3), 1038-1059. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511

Barajas-Gonzalez, R. G., & Brooks-Gunn, J. (2014). Income, neighborhood stressors, and harsh parenting: test of moderation by ethnicity, age, and gender. Journal of Family Psychology, 28(6), 855-866. http://dx.doi.org/10.1037/a0038242

Baumrind, D. (1967). Child care practices anteceding three patterns of preschool behavior. Genetic Psychology Monographs, 75, 43-88.

Carmo, M. E. D., & Guizardi, F. L. (2018). O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, 34, e00101417. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00101417

Cheung, C. S., & McBride-Chang, C. (2008). Relations of perceived maternal parenting style, practices, and learning motivation to academic competence in Chinese children. Merrill-Palmer Quarterly, 54(1), 1-22. Retrieved from https://www.jstor.org/stable/pdf/23096077.pdf?seq=1#page_scan_tab_contents

Colares, J. M. J. (2016). Avaliação psicométrica de um instrumento para mensuração de práticas parentais. Trabalho não publicado. Universidade de Brasília. Recuperado de http://bdm.unb.br/bitstream/10483/16768/1/2016_ JoaoMarcosColares_tcc.pdf

Costa, F. T., Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (2000). Responsividade e exigência: duas escalas para avaliar estilos parentais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), 465-473. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a14

Freyre, G. (1968). Brasis, Brasil, Brasília: sugestões em torno de problemas brasileiros de unidade e diversidade e das relações de alguns deles com problemas gerais de pluralismo étnico e cultural. Rio de Janeiro: Gráfica Record.

Gomide, P. I. C. (2014). Inventário de estilos parentais: modelo teórico: manual de aplicação, apuração e interpretação (3rd ed.). Petrópolis: Vozes.

Gonzales, N. A., Coxe, S., Roosa, M. W., White, R. M., Knight, G. P., Zeiders, K. H., & Saenz, D. (2011). Economic hardship, neighborhood context, and parenting: prospective effects on Mexican American adolescent’s mental health. American Journal of Community Psychology, 47(1-2), 98-113. http://dx.doi.org/10.1007/s10464-010-9366-1

Gottfredson, D. C., Cook, T. D., Gardner, F. E. M., Gorman-Smith, D., Howe, G. W., Sandler, I. N., & Zafft, K. M. (2015). Standards of evidence for efficacy, effectiveness, and scale-up research in Prevention Science: next generation. Prevention Science, 16, 893-926. http://dx.doi.org/10.1007/s11121-015-0555-x

Hair, J. E., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham R. L. (2010). Multivariate data analysis (8th ed.). Upper Saddle River: Pearson-Prentice Hall.

Hoffman, M. L. (1975). Moral internalization, parental power, and the nature of parent-child interaction. Developmental Psychology, 11(2), 228-239. http://dx.doi.org/10.1037/h0076463

Human-Hendricks, A. R., & Roman, N. V. (2014). What is the link between antisocial behavior of adolescents and parenting: a systematic review of parenting practices to manage antisocial behavior. In J. H. Gallo (Org.). Antisocial behavior: etiology, genetic and environmental influences and clinical management. New York: Nova Science Publishers Inc.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. (2018). Vulnerabilidade social no Brasil: conceitos, métodos e primeiros resultados para municípios e regiões metropolitanas brasileiras. Recuperado de http://www.ipea.gov.br/portal/images/ stories/PDFs/TDs/td_2364b.pdf

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?=&t=o-que-e

Kline, R. B. (2015). Principles and practice of structural equation modeling (4th ed.). New York: Guilford Press.

Lamborn, S. D., Mounts, N. S., Steinberg, L., & Dornbusch, S. M. (1991). Patterns of competence and adjustment among adolescents from authoritative, authoritarian, indulgent, and neglectful families. Child Development, 62(5), 1049- 1065. http://dx.doi.org/10.2307/1131151

Lehmann, D. R. (1989). Market research and analysis. Homewood: Irwin.

Leung, J. T., & Shek, D. T. (2018). Unbroken homes: parenting style and adolescent positive development in Chinese single-mother families experiencing economic disadvantage. Child Indicators Research, 11(2), 441-457. http://dx.doi.org/10.1007/s12187-016-9437-4

Maccoby, E., & Martin, J. (1983). Socialization in the context of the family: parent-child interaction. In E. M. Hetherington & P. H. Mussen (Ed.), Handbook of child psychology: Vol. 4. Socialization, personality, and social development (pp.1- 101). New York: Wiley.

Marôco J. (2014). Análise de equações estruturais: fundamentos teóricos, software e aplicações (2nd ed.). Pêro Pinheiro: Report Number, Lda.

Masud, H., Thurasamy, R., & Ahmad, M. S. (2015). Parenting styles and academic achievement of young adolescents: a systematic literature review. Quality and Quantity, 49(6), 2411-2433. http://dx.doi.org/10.1007/s11135-014-0120-x

Mejia, A., Haslam, D., Sanders, M. R., & Penman, N. (2017). Protecting children in low-and middle-income countries from abuse and neglect: critical challenges for successful implementation of parenting programmes. The European Journal of Development Research, 29(5), 1038-1052. http://dx.doi.org/10.1057/s41287-017-0105-4

Mejía, A., Bertello, L., Gil, J., Griffith, J., López, A. I., Moreno, M., & Calam, R. (2019). Evaluation of family skills training programs to prevent alcohol and drug use: a critical review of the field in Latin America. International Journal of Mental Health and Addiction, 18, 1-18. http://dx.doi.org/10.1007/s11469-019-00060-x

Mikeska, J., Harrison, R. L., & Carlson, L. (2017). A meta-analysis of parental style and consumer socialization of children. Journal of Consumer Psychology, 27(2), 245-256. http://dx.doi.org/10.1016/j.jcps.2016.09.004

Ministério da Saúde. (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília: Autor. Recuperado de http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html

Ministério da Educação. (Brasil). (2017). Resultados Prova Brasil. Brasília: Autor. Recuperado de http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/RELAT%C3%93RIO+SAEB+2017/fef63936-8002-43b6-b741-4ac9ff39338f?version=1.0/

Newmann, K., Harrison, L., Dashiff, C., & Davies, S. (2008). Relationships between parenting styles and risk behaviors in adolescent health: an integrative literature review. Revista Latino-americana de Enfermagem, 16(1), 142-150. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000100022

Oliveira, W. A., Silva, J. L., Yoshinaga, A. C. M., & Silva, M. A. I. (2015). Interfaces entre família e bullying escolar: uma revisão sistemática. Psico-USF 20(1), 121-132. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200111

Pedersen, G. A., Smallegange, E., Coetzee, A., Hartog, K., Turner, J., Jordans, M. J., & Brown, F. L. (2019). A systematic review of the evidence for family and parenting interventions in low-and middle-income countries: child and youth mental health outcomes. Journal of Child and Family Studies, 28(8), 2036-2055. http://dx.doi.org/10.1007/s10826-0 19-01399-4

Pinderhughes, E. E., Nix, R., Foster, E. M., & Jones, D. (2001). Parenting in context: impact of neighborhood poverty, residential stability, public services, social networks, and danger on parental behaviors. Journal of Marriage and Family, 63(4), 941-953. http://dx.doi.org/10.1111/j.1741-3737.2001.00941.x

Presidência da República. (Brasil). (2004). Lei nº 10,836, de 9 de janeiro de 2004. Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Brasília: Autor. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.836.htm

Ribeiro, D. (2018). O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.

Ruiz-Hernández, J. A., Moral-Zafra, E., Llor-Esteban, B., & Jiménez-Barbero, J. A. (2019). Influence of parental styles and other psychosocial variables on the development of externalizing behaviors in adolescents: a ystematic review. European Journal of Psychology Applied to Legal Context, 11(1), 9-21. 9-21. http://dx.doi.org/10.5093/ejpalc2018a11

Schweizer, M. (2010). Mean-variance hedging and mean-variance. In R. Cont (Org.), Encyclopedia of quantitative finance (pp.1177-1181). Colorado: Wiley.

Sousa, A. C. D., Alexandre, N. M. C., & Guirardello, E. D. B. (2017). Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 26, 649-659. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742017000300022

Stanley, L. M., & Edwards, M. C. (2016). Reliability and model fit. Educational and Psychological Measurement, 76(6), 976-985. http://dx.doi.org/10.1177/0013164416638900

Streiner, D. (2003). Starting at the beginning: an introduction to coefficient alpha and internal consistency. Journal of Personality Assessment, 80, 99-103. http://dx.doi.org/10.1207/S15327752JPA8001_18

Teixeira, M. A. P., Bardagi, M. P., & Gomes, W. B. (2004). Refinamento de um instrumento para avaliar responsividade e exigência parental percebidas na adolescência. Análise Psicológica, 31(1), 1-12. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v3n1/v3n1a01.pdf

Teixeira, M. A. P., Oliveira, A. M., & Wottrich, S. H. (2006). Escalas de Práticas Parentais (EPP): avaliando dimensões de práticas parentais em relação a adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 433-441. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/%0D/prc/v19n3/a12v19n3.pdf

United Nation Office for Drugs and Crime. (2019). What we have learned over the last ten years: a summary of knowledge acquired and produced by the UN system on drug-related matters. Retrieved from https://www.unodc.org/documents/commissions/CND/2019/Contributions/ UN_Entities/What_we_have_learned_over_the_last_ten_years_-_14_March_2019_-_w_signature.pdf

Yee, A. Z., Lwin, M. O., & Ho, S. S. (2017). The influence of parental practices on child promotive and preventive food consumption behaviors: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 14(1), 47. http://dx.doi.org/10.1186/s12966-017-0501-3

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

PINHEIRO-CAROZZO, N. P., GATO, J. J. de C. V., FONTAINE, A. M. G. V., & MURTA, S. G. (2023). Estrutura interna das Escalas de Práticas Parentais em amostra de vulneráveis: uma análise fatorial confirmatória. Estudos De Psicologia, 37. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7360

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA