Avaliação de pessoas surdas fluentes em Língua Brasileira de Sinais no Exame Nacional do Ensino Médio

Autores

  • Diléia Aparecida MARTINS Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. https://orcid.org/0000-0002-0450-1246

Palavras-chave:

Surdez, Avaliação Educacional, Psicometria, Línguas de sinais

Resumo

O presente trabalho analisa o acesso de pessoas surdas fluentes em Língua Brasileira de Sinais ao Exame Nacional do Ensino Médio. Este foi criado para mensurar o desempenho com base no currículo e nas diretrizes do ensino médio e adquiriu a finalidade de selecionar concluintes do ensino médio para ingresso em cursos superiores. A abordagem teórico-metodológica que fundamenta este trabalho é a pesquisa qualitativa de cunho exploratório. O método misto sequencial foi empregado para a coleta e a análise de dados qualitativos e, a partir destes, foi realizada a análise quantitativa. Os resultados evidenciam o aumento do número de participantes surdos nas provas e justificam a oferta de provas bilíngues para aferir a aprendizagem.

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Publicado

2023-02-07

Como Citar

MARTINS, D. A. (2023). Avaliação de pessoas surdas fluentes em Língua Brasileira de Sinais no Exame Nacional do Ensino Médio. Estudos De Psicologia, 38. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7300

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL