As estratégias de regulação da motivação e a motivação para aprender de estudantes do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

Estudantes brasileiros, Ensino médio, Autorregulação da motivação

Resumo

 O objetivo do presente estudo foi investigar as estratégias de regulação da motivação e a motivação para aprender de estudantes do Ensino Médio, bem como examinar as intercorrelações entre essas duas variáveis e suas relações com variáveis sociodemográficas. Participaram da pesquisa 233 alunos de duas escolas públicas, que responderam a um questionário sociodemográfico e a duas escalas Likert. Os dados foram analisados pelos procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados revelaram que os estudantes parecem utilizar estratégias de regulação da motivação e geralmente se sentem motivados para aprender. Estudantes do gênero feminino reportaram usar significativamente mais estratégias para se manter motivados do que os do masculino. Correlações positivas e significativas foram encontradas entre os fatores da escala de estratégias de regulação da motivação e entre as duas escalas. Espera-se que o presente estudo estimule novas pesquisas e possibilite o delineamento de intervenções para fortalecer a motivação para aprender dos estudantes.  

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Publicado

2023-01-20

Como Citar

GÓES, N. M., & BORUCHOVITCH, E. (2023). As estratégias de regulação da motivação e a motivação para aprender de estudantes do Ensino Médio. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7273

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL