Práticas parentais e encaminhamento a um centro de referência de atenção psicossocial infantojuvenil
Palavras-chave:
Comportamento do adolescente, Criança, Relações pais-filho, Saúde mentalResumo
Práticas parentais de adultos responsáveis por jovens encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil por uso de substâncias psicoativas e/ou agressividade (Grupo Encaminhado) foram comparadas com práticas parentais de responsáveis por jovens sem histórico de encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Grupo Não Encaminhado). Quarenta participantes do Grupo Não Encaminhado e 17 do Grupo Encaminhado responderam um questionário sociodemográfico e o Inventário de Estilos Parentais. Os participantes do Grupo Encaminhado informaram frequências mais baixas de monitoria positiva e comportamento moral e respostas mais frequentes de negligência, punição inconsistente e abuso físico. O modelo de regressão logística bivariada indicou que ter a mãe como principal responsável foi um fator preditor de não encaminhamento ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, e a negligência foi preditor de encaminhamento. Os resultados indicam que diferenças em práticas parentais podem associar-se ao desfecho de encaminhamento para serviços de saúde mental. Portanto, ressalta-se a importância de intervenções populacionais focadas na promoção de práticas parentais positivas.
Downloads
Referências
Alvarenga, P., & C. A. Piccinini. (2007). O impacto do temperamento infantil, da responsividade e das práticas educativas maternas nos problemas de externalização e na competência social da criança. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 314-23. https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000200018
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2019). Boys with internalizing and externalizing behavior problems: a case control study. Trends in Psychology, 27(1), 39-52. https://doi.org/10.9788/TP2019.1-04
Bolsoni-Silva, A. T., Loureiro, S. R., & Marturano, E. M. (2016). Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna. Psico, 47(2), 111-120. https://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.2.20806
Borden, L. A., Herman, K. C., Stormont, M., Goel, N., Darney, D., Reinke, W. M., & Webster-Stratton, C. (2014). Latent profile analysis of observed parenting behaviors in a clinic sample. Journal of Abnormal Child Psychology, 42(5), 731-42. https://doi.org/10.1007/s10802-013-9815-z
Campos, J. R., Bolsoni-Silva, A. T., Zanini, M. R. G. C., & Loureiro, S. R. (2019). Predictors of behavioral problems in adolescents: family, personal and demographic variables. Psico-USF, 24(2), 273-85. https://doi.org/10.1590/1413- 82712019240205
Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras de problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-30. https://doi.org/10.1590/0102- 37722015032110321330
Coelho, I. C., Neves, A. C., & Caridade. S. (2020). Risk factors for antisocial behavior in children: comparison between boys and girls. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e190027. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190027
Contreras, L., & Cano, M. D. C. (2016). Child-to-parent violence: the role of exposure to violence and its relationship to social-cognitive processing. European Journal of Psychology Applied to Legal Context, 8(2), 43-50. https://doi. org/10.1016/j.ejpal.2016.03.003
Darling, N., & Steinberg, L. (1993). Parenting style as context: na integrative model. Psychological Bulletin, 133(4), 487-496. https://doi.org/10.1037/0033-2909.113.3.487
Gomide, P. I. C. (2006). Inventário de estilos parentais: modelo teórico, manual de aplicação, apuração e interpretação. Vozes.
González, R. A. M., Ruiz, B. R., Blanco, L. A., & Becedóniz-Vázquez, C. (2016). Evidence in promoting positive parenting through the program-guide to develop emotional competences. Psychosocial Intervention, 25(2), 111-17. https:// doi.org/10.1016/j.psi.2016.04.001
Guisso, L., Bolze, S. D. A., & Viera, M. L. (2019). Práticas parentais positivas e programas de treinamento parental: uma revisão sistemática da literatura. Contextos Clínicos, 12(1), 226-255. https://doi.org/10.4013/ctc.2019.121.10
Hair, J. F., Black, W. C., Babin, J. B., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed). Bookman.
Magnani, R. M., & Staudt, A. C. P. (2018). Estilos parentais e suicídio na adolescência: uma reflexão acerca dos fatores de proteção. Pensando Familias, 22(1), 75-86. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167949 4X2018000100007&nrm=iso
Marin, A. H., Piccinini, C. A., Gonçalves, T. R., & Tudge, J. R. H. (2012). Práticas educativas parentais, problemas de comportamento e competência social de crianças em idade pré-escolar. Estudos de Psicologia, 17(1), 5-13. https:// doi.org/10.1590/S1413-294X2012000100002
Mills, R. S. L., Hastings, P. D., Helm, J., Serbin, L. A., Etezadi, J., Stack, D. M., Schwartzman, A. E., & Li, H. H. (2012). Temperamental, parental, and contextual contributors to early-emerging internalizing problems: a new integrative analysis approach. Social Development, 21(2), 229-53. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-9507.2011.00629.x
Ministério da Saúde (Brasil). (2017). Panorama e Diagnóstico da Política Nacional de Saúde Mental. Ministério da Saúde. http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/04/2a-Apresentacao-CIT-Final.pdf
Moinhos, M. V. C., Lordelo, E, R., & Moura, M. L. S. (2007). Metas de socialização de mães baianas de diferentes contextos socioeconômicos. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 17(1), 114-125. https:// doi.org/10.7322/jhgd.19820
Pacheco, J. T. B., & Hutz, C. S. (2009). Variáveis familiares preditoras do comportamento anti-social em adolescentes autores de atos infracionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(2), 213-219. https://dx.doi.org/10.1590/S0102- 37722009000200009
Parenti, T. (2018). Bioestatística. Grupo A.
Romero, M. P. (2015). Coparentalidade: Desafios para o casamento contemporâneo [Unpublished master’s thesis]. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resu ltado&nrSeq=26726@1
Sabbag, G. M., & Bolsoni-Silva, A. T. (2015). Interações entre mães e adolescentes e os problemas de comportamento. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 67(1), 68-83. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S18095 2672015000100006&lng=pt&tlng=pt
Salvo, C. G. D., Silvares, E. F. M., & Toni, P. M. (2005). Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social. Estudos de Psicologia, 22(2), 187-95. https://doi.org/10.1590/s0103- 166x2005000200008
Sampaio, I. T. A., & Gomide, P. I. C. (2017). Inventário de estilos parentais (IEP) – gomide (2006) percurso de padronização e normatização. Psicologia Argumento, 25(48), e15. https://doi.org/10.7213/rpa.v25i48.19675
Schmidt, B., Staudt, A. C. P., & Wagner, A. (2016). Intervenções para promoção de práticas parentais positivas: uma revisão integrativa. Contextos Clínicos, 9(1), 2-18. https://dx.doi.org/10.4013/ctc.2016.91.01
Silva, A. J. N., Costa, R. R., & Nascimento, A. M. R. (2019). As implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil: da família à assistência social. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 14(2), 1-17. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-89082019000200007&lng=pt&tlng=pt
Trepat, E., Granero, R., & Ezpeleta, L. (2014). Lasprácticas educativas de los padres como variables mediadoras entre lapsicopatología parental y eltrastorno negativista desafi ante enpreescolares. Psicothema,26(4), 497-504. https://doi.org/10.7334/psicothema2014.102
Valente, J. Y., Cogo-Moreira, H., & Sanchez, Z. M. (2017). Gradient of association between parenting styles and patterns of drug use in adolescence: a latent class analysis. Drug and Alcohol Dependence, 180, 272-78. https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2017.08.015
Valente, J. Y., Moreira, T. C., Ferigolo, M., & Barros, H. M. T. (2019). Randomized clinical trial to change parental practices for drug use in a telehealth prevention program: a pilot study. Jornal de Pediatria, 95(3), 334-41. https://doi.org/10.1016/j.jped.2018.02.004
Zerbetto, S. R., Ruiz, B. O., Galera, S. A. F., & Zanetti, A. C. G. (2018). As relações familiares com adolescentes usuários de substâncias psicoativas: percepção dos pais. Revista Eletrônica de Enfermagem, 20(20), 1-10. https://doi.org/10.5216/ree.v20.46353
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Helena Medina MENEZES, Lauren Beltrão GOMES, Carlos Roberto de Oliveira NUNES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.