A terapia de sandplay no tratamento de crianças com Transtorno Opositivo-Desafiador e Transtorno de Conduta
Palavras-chave:
Psicoterapia da criança, Sandplay, Transtorno de conduta, Transtorno opositivo-desafiadorResumo
O estudo visou avaliar a efetividade da terapia de sandplay no tratamento de crianças com sintomas de Transtorno Opositivo-Desafiador e/ou Transtorno de Conduta. A intervenção consistiu de 12 sessões semanais de terapia de sandplay. O Child Behavior Checklist 6-18 foi o instrumento utilizado para avaliar os sintomas antes e após a intervenção. Participaram do estudo 41 crianças de ambos os sexos, divididas randomicamente em dois grupos. O grupo controle permaneceu em espera enquanto o grupo experimental 1 passava pela intervenção. Após três meses de intervenção, os participantes do grupo controle que ainda atendiam aos critérios de inclusão formaram o grupo experimental 2. Os resultados obtidos foram analisados estatisticamente, de modo a comparar o grupo controle e o grupo experimental 1 bem como avaliar a evolução do grupo experimental total, que incluiu os grupos experimentais 1 e 2. Os resultados indicam que a terapia de sandplay foi eficiente na redução dos sintomas dos transtornos em questão.
Downloads
Referências
Achenbach, T., & Rescorla, L. (2001). Manual for the ASEBA School-Age Forms and Profiles. University of Vermont, Research Center for Children, Youth and Families. http://www.aseba.org/basic-references/
Aebi, M., Barra, S., Bessler, C., Steinhausen, H-C., Walitza, S., & Plattner, B. (2015). Oppositional defiant disorder dimensions and subtypes among detained male adolescent offenders. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 57(6), 729-36. https://doi.org/10.111/cjpp.12473,2015
American Psychiatric Association. (2014). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Artmed.
Araújo, F. Z., & Araújo, M. P. M. (2017). A criança com Transtorno Opositivo Desafiador nas aulas de educação física: pressupostos inclusivos. Linguagens, Educação e Sociedade, 22(37), 190-208. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7583
Barletta, J. (2011). Avaliação e intervenção psicoterapêutica nos transtornos disruptivos: algumas reflexões. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 7(2), 25-31. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808- 56872011000200005
Blain-Arcaro, C., & Vaillancourt, T. (2017). Longitudinal associations between externalizing problems and symptons of depression in children and adolescents. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 48(1), 108-119. https:// doi.org/10.1080/15374416.2016.1270830
Cucu-Ciuhan, G., & Sararu, A. M. (2017). Anger management difficulties of children with Oppositional Defiant Disorder: clinical evaluation protocol and experiential psychotherapy guidelines. Journal of Experiential Psychotherapy, 20, 57-62. https://www.researchgate.net/publication/320834058_Anger_Management_Difficulties_of_Children_with_ Oppositional_Defiant_Disorder_Clinical_Evaluation_Protocol_and_Experiential_Psychotherapy_Guidelines
Dancey, C. P., & Reidy, J. (2019). Estatística sem matemática para psicologia. Penso.
Demmer, D. H., Hooley, M., Sheen, J., McGillivray, J. A., & Lum, J. A. (2017). Sex differences in the prevalence of Oppositional Defiant Disorder in middle childhood: a meta-analysis. Journal of Abnormal Child Psychology, 45, 313-325. https://doi.org/10.1007/s10802-016-0170-8
Fleitlich, B., Cortazar, P. G., & Goodman, R. (2000). Questionário de capacidades e dificuldades (SDQ). Infanto: Revista de Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência, 8, 44-50. https://doi.org/10.1590/S1516-44462003000300005
Fordham, M. (2006). A criança como indivíduo. Cultrix.
Freeman, A. J., Youngstrom, E. A., Youngstrom, J. K., & Findling, R. L. (2016). Disruptive mood dysregulation disorder in a community mental health clinic: prevalence, comorbidity and correlates. Journal of Child and Adolescent Psychopharmacology, 26(2), 123-130. https://doi.org/10.1089/cap.2015.0061
Han, Y., Lee, Y., & Suh, J. (2017). Effects of a sandplay therapy program at a childcare center on children with externalizing behavioral problems. The Arts in Psychotherapy, 52, 24-31. https://doi.org/10.1016/j.aip.2016.09.008
Jung, C. G. (1989). Psicologia do inconsciente. O.C. 7/1. Vozes. (Original work published 1917).
Jung, C. G. (1972). The Structure and Dynamics of the Psyche. O.C. 8/2. Routledge & Kagan Paul. (Original work published 1934).
Jung, C. G. (1991a). Natureza da Psique. O.C. 8/2. Vozes. (Original work published 1934).
Jung, C. G (1991b). Tipos psicológicos. O.C. 6. Vozes. (Original work published 1920).
Lacalle, M., Ezpeleta, L., & Domenech, J. (2012). DSM-oriented Scales of Child Behavior Checklidst and Youth Self-Report in clinically referred Spanish Children. The Spanish Journal of Psychology, 15(1), 377-387. https://doi.org/10.5209/ rev_SJOP.2012.v15.n1.37344
Landim, I., & Borsa, J. (2017). Revisão sistemática sobre programas de intervenção para a redução de comportamentos agressivos infantis. Contextos Clínicos, 10(1), 110-129. https://doi.org/104013/ctc2017.101.09
Matta, R. (2015). Trauma em crianças em acolhimento institucional: avaliação e transformação por meio do processo terapêutico da terapia de sandplay Unpublished doctoral dissertation. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Mohammadi, M. R., Salmanian, M., Hooshyari, Z., Shakiba, A., Alavi, S. S., Ahmadi, A., Khaleghi, A., Zarafshan, H., Mostafavi, S. A., Alaghmand, A., Molavi, P., Mahmoudi-Gharaei, J., Kamali, K., Ghanizadeh, A., Nazari, H., Sarraf, N., Ahmadipour, A., Derakhshanpour, F., Riahi, F., ... Ahmadi, N. (2020). Lifetime prevalence, sociodemographic predictors, and comorbidities of oppositional defiant disorder: the National Epidemiology of Iranian Child and Adolescent Psychiatric disorders (IRCAP). Brazilian Journal of Psychiatry, 42(2), 162-167. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2019-0416
Monsalve, A., Mora, L. F., Ramírez, L. C., Rozo, V., & Rojas, D. M. (2017). Estrategias de intervención dirigidas a niños con trastorno negativista desafiante, una revisión de la literatura. Revista. Ciencias de la Salud, 15(1), 105-127. https:// doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/revsalud/a.5384
Muratori, P., Milon, A., Levantini, V., Ruglioni, L., Lambruschi, F., Pisano, S., Mais, G., & Lochman, J. (2019). Six-year outcome for children with ODD or CD treated with the Coping Power Program. Psychiatry Research, 271, 454-458. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2018.12.018
Ollendick, T. H., Greene, R. W., Austin, K. E., Fraire, M. G., Halldorsdottir, T., Allen, K. B., Jarret, M. A., Lewis, K. M., Smith, M. W., Cunningham, N. R., Noguchi, R. J. P., Canavera, K., & Wolff, J. C. (2016). Parent management training and collaborative and proactive solutions: a randomized control trial for oppositional youth. Journal of Clinical Child and Adolescent Psychology, 45(5), 591-604. https://doi.org/10.1080/15374416.2015.1004681
Organização Mundial de Saúde (1993). Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Artes Médicas.
Pearson, M., & Wilson, H. (2019). Sandplay Therapy: a safe, creative space for trauma recovery. Australian Counselling Research Journal, 13(1), 20-24. http://www.acrjournal.com.au/resources/assets/journals/Volume-13-Issue-1-2019/ Manuscript4%20-%20Sandplay%20Therapy.pdf
Prout, T. A., Rice, T., Murphy, S., Gaines, E., Aizin, S., Sessler, D., Ramchandani, T., Recine, E., Gorokhovsky, Y., & Hoffman, L. (2019). Why is it easier to get mad than it is to feel sad? Pilot study of regulation-focused psychotherapy for children. American Journal of Psychotherapy, 72(1), 2-8. https://doi.org/10.1176/appi.psychotherapy.20180027
Roesler, C. (2019) Sandplay therapy: an overview of theory, applications and evidence base. The Arts in Psychotherapy, 64, 84-94. https://doi.org/10.1016/j.aip.2019.04.001
Trentini, C., Yates, D., & Heck, V. (2009). WASI – Escala Wechsler Abreviada de Inteligência. [Adaptação e padronização brasileira da Wechsler Abbreviated Scale of Intelligence de D. Wechsler]. Casa do Psicólogo.
van den Heuvel, L. L., Koning, M., Nöthling, J., & Seedat, S. (2018). Association of childhood maltreatment with internalising and externalising disorders in trauma-exposed adolescents. The South African Journal of Psychiatry, 24, 1266. https:// doi.org/10.4102/sajpsychiatry.v24i0.1266
Vilhena, K., & Paula, C. S. (2017) Problemas de conduta: prevalência, fatores de proteção; impacto na vida escolar e adulta. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 17(1), 39-52. https://doi.org/10.5935/ cadernosdisturbios.v17n1p39-52
Waldman, I., Rowe, R., Boylan, K., & Burke, J. (2018). External Validation of a bifactor model of oppositional defiante disorder. Molecular Psychiatry, 23(12). https://doi.org/10.1038/s41380-018-0294-z
Wofford, R., & Ohrt, J. H. (2018). An Integrated Approach to Counseling Children Diagnosed with ADHD, ODD and Chronic Stressors. The Family Journal, 26(1), 105-109. https://doi.org/10.1177/1066480718756594
Weinrib, E. L. (1993). Imagens do Self: o processo terapêutico na caixa de areia. Summus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariana Simão Taliba Chalfon, Denise Gimenez Ramos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.