A influência do gênero e da escolaridade no diagnóstico de demência

Autores

  • Cristina Lúcia Maia COELHO Universidade Federal Fluminense
  • Claudio Lyra BASTOS Universidade Federal Fluminense
  • Fernando Portela CAMARA Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jesus LANDEIRA-FERNANDEZ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Avaliação neuropsicológica, Demência, Escolaridade, Gênero

Resumo

Um problema no diagnóstico das demências é a ausência de informação prévia sobre o nível cognitivo dos pacientes, anterior às manifestações atuais. A análise das discrepâncias nos testes cognitivos torna-se assim uma referência para o diagnóstico. A relação entre gênero, nível de escolaridade, experiência profissional e resultados da avaliação neuropsicológica foi analisada a partir de prontuários clínicos de pacientes idosos. A amostra masculina de nível superior apresentou médias significativamente menores nas subescalas de execução em relação às verbais. Apesar do nível de escolaridade e da atividade intelectual ocultarem a perda de performance nos quadros demenciais, a análise das discrepâncias evidencia as quedas de rendimento. Na amostra feminina, com menor nível de escolaridade, embora os resultados mostrassem deficiência cognitiva, não ocorreram diferenças significativas entre os subtestes verbais e de execução. A análise da covariância indicou que o nível de escolaridade, e não o gênero, foi o fator responsável pela diferença.

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

COELHO, C. L. M. ., BASTOS, C. L. ., CAMARA, F. P. ., & LANDEIRA-FERNANDEZ, J. . (2010). A influência do gênero e da escolaridade no diagnóstico de demência. Estudos De Psicologia, 27(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7164