Lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e sua relação com déficit de organização espacial em escolares
Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Distúrbios de aprendizagem, LateralidadeResumo
Este estudo teve por objetivos: 1) verificar se existe associação entre lateralidade manual, ocular e dos membros inferiores e déficit de organização espacial em escolares; 2) categorizar as variações de lateralidade nesta população. A amostra foi constituída de 400 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa (PB). A lateralidade e a organização espacial foram avaliadas, respectivamente, por meio do Harris Test of Lateral Dominance e da Bateria de Piaget-Head. Os resultados evidenciaram 23 tipos de lateralidade mão-olho-pé, observando-se maior percentual (48,75%) de destralidade completa (dominância manual, ocular e dos membros inferiores direita). Houve associação significativa (p<0,05) entre sinistralidade completa e déficit de organização espacial. Os resultados atentam para a importância de se inserirem no cotidiano escolar programas de estimulação motora voltados à lateralidade e à organização espacial das crianças, como forma de prevenir distorções no seu processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
Bell, A. (2005). Lefty or righty? Parenting, 19 (5), 1.
Brito, G. N. O., Brito, L. S. O., Paumgartten, F. J. R., & Lins, M. F. C. (1989). Lateral preferences in Brazilian adults: an analysis with the Edinburgh Inventory. Cortex, 25 (1), 403-415.
Carey, D. P. (2001). Vision research: losing sight of eye dominance. Current Biology, 11 (20), 828-830.
Corballis, M. C., Hattie, J., & Fletcher, R. (2008). Handedness and intellectual achievement: an even-handed look. Neuropsychologia, 46 (1), 374-378.
Coste, J. C. (1992). A psicomotricidade Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
Dane, S. (2006). Sex and eyedness in a sample of Turkish high school students. Perceptual Motor Skills, 103 (1), 89-90.
Dargent-Paré, C., DeAgostini, M., Mesbah, M., & Della-Tolas, G. (1992). Foot and eye preference in adults: relationship with handedness, sex and age. Cortex, 28 (1), 343-351.
Eglinton, E., & Annett, M. (2008). Good phonetic errors in poor spellers are associated with right-handedness and possible weak utilisation of visuospatial abilities. Cortex, 44 (6), 737-745.
Fagard, J., & Dahmen, R. (2004). Cultural influences on the development of lateral preferences: a comparison between French and Tunisian children. Laterality, 9 (1), 67-78.
Gabbard, C. (1992). Associations between hand and foot preference in 3- to 5-year-olds. Cortex, 28 (3), 497-502.
Goodarzi, M. A., Taghavi, M. R., & Zoughi, M. R. (2005). Cerebral lateralization of global-local processing in left- and right-handed people. Perceptual and Motor Skills, 3 (1), 734-742.
Guardiola, A., Ferreira, L. T. C., & Rotta, N. T. (1998). Associação entre desempenho das funções corticais e alfabetização em uma amostra de escolares de primeira série de Porto Alegre. Arquivos de Neuro-psiquiatria, 56 (1), 281-288.
Habib, M. (2000). Bases neurológicas dos comportamentos Lisboa: CLIMEPSI Editores.
Linares, P. (1993). Educación psicomotriz e aprendizaje escolar: motricidad y disgrafía. Madrid: Polibea.
Lucena, N. M. G., Ravagni, E., Soares, D. A., Soares, L. M. M. M., & Aragão, P. O. R. (2007). Avaliação psicomotora entre escolares das redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa-Paraíba-Brasil. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, 11 (3), 253-264.
Macedo, C. S., Andreucci, L. C., & Montelli, T. C. B. (2004). Alterações cognitivas em escolares de classe socio-econômica desfavorecida: resultados de intervenção psicopedagógica. Arquivos de Neuro-psiquiatria, 62 (1), 852-857.
Meng, L. F. (2007). The rate of handedness conversion and related factors in left-handed children. Laterality, 12 (2), 131-138.
Merovach, C., Humphreys, G. W., & Shalev, L. (2005). Attending to local form while ignoring global aspects depends on handedness: evidence from TMS. Nature Neuroscience, 8 (5), 276-277.
Nogueira, G. J., Castro, A., Naveira, L., Nogueira-Antunano, F., Natinzon, A., Gigli, S. L., et al. (2005). Evaluation of the higher brain functions in 1st and 7th grade schoolchildren belonging to two different socioeconomic groups. Revista de Neurologia, 40 (7), 397-406.
Pedersen, A.V., Sigmundsson, H., Whiting, H. T., & Ingvaldsen, R. P. (2003). Sex differences in lateralisation of fine manual skills in children. Experimental Brain Research, 149 (2), 249-251.
Reio, T. G. Jr., Czarnolewski, M., & Eliot, J. (2004). Handedness and spatial ability: differential patterns of relationships. Laterality, 9 (3), 339-358.
Romero, E. (1988). Lateralidade e rendimento escolar. São Paulo: Sprint.
Sacker, A., Schoon, I., & Bartley, M. (2002). Social inequality in educational achievement and psychosocial adjustment throughout childhood: magnitude and mechanisms. Social Science and Medicine, 55 (5), 863-880.
Siviero, M. O., Rysovas, E. O., Juliano, Y., DelPorto, J. A., & Bertolucci, P. H. F. (2002). Eye-hand preference dissociation in obsessive-compulsive disorders and dyslexia. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 60 (2-A), 242-245.
Smythe, P., & Annett, M. (2006). Phonology and handedness in primary school: predictions of the right shift theory. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 47 (2), 205-212.
Teixeira, L. A., & Gasparetto, E. R. (2002). Lateral asymmetries in the development of the overarm throw. Journal of Motor Behavior, 34 (2),151-160.
Tonnesen, E. F., Lokken, A., Hosen, T., & Lunoberg, I. (1993). Dyslexia, left-handedness, and immune disorders. Archives of Neurology, 50 (1), 411-416.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Neide Maria Gomes de LUCENA, Daniele de Almeida SOARES, Luciana Maria de Morais Martins SOARES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.