Análise descritiva do pai da criança com deficiência mental

Autores

  • Nancy Capretz Batista da SILVA Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Lúcia Rossito AIELLO Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Pai, Retardo mental, Relações pai-filho

Resumo

A interação pai-criança deficiente merece atenção e precisa de mais investigações. Este estudo descreveu características dos pais de crianças com deficiência mental, com idade entre dois e quatro anos, quanto a stress, empoderamento (processo pelo qual os familiares obtêm acesso a conhecimentos, habilidades e recursos que os capacitam a ganhar controle positivo de suas vidas, bem como melhorar a qualidade de seus estilos de vida), apoio social e qualidade do ambiente. Treze pais responderam aos seguintes instrumentos: Questionário de Caracterização do Sistema Familiar, Questionário de Recursos e Stress na forma resumida, Guia Geral de Transcrição dos Dados de Entrevista, Entrevista de Caracterização do Papel do Pai na Educação da Criança com Deficiência Mental, Escala de Empoderamento da Família, Escala de Senso de Competência Parental e Observação Domiciliar para Medida do Ambiente - Primeira Infância. Os resultados indicaram pais com baixo nível socioeconômico e de escolaridade, papel tradicional, presença de stress, autoestima adequada e porcentagens elevadas de empoderamento, além de ambiente domiciliar pobre em estimulação à criança. Os participantes se classificaram como bons pais e figuras importantes na vida das crianças, despendendo muitas horas de interação com elas. Percebe-se a necessidade de estudos com diferentes metodologias e de envolvimento do pai nos serviços profissionais para seus filhos.

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Publicado

2009-12-31

Como Citar

SILVA, N. C. B. da ., & AIELLO, A. L. R. . (2009). Análise descritiva do pai da criança com deficiência mental. Estudos De Psicologia, 26(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7109