A adolescência escrita em blogs

Autores

  • Priscilla CAIROLI Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Gabriel Chittó GAUER Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Adolescência, Blogs, Escrita, Internet

Resumo

A escrita em blogs, na adolescência, apresenta-se como um fenômeno contemporâneo crescente. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escrita em blogs na constituição do sujeito adolescente, em uma perspectiva psicanalítica. O tema foi abordado por meio de uma revisão de literatura que teve como ponto de partida os legados de Freud sobre a escrita, seguindo até psicanalistas contemporâneos que pesquisam sobre esta temática. Em seguida, foram assinaladas questões relacionadas às mudanças vividas na adolescência, enquanto evento subjetivo, em um enlace com a escrita neste momento da vida. Por fim, foram apontadas algumas considerações sobre a escrita na internet e sobre os blogs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alberti, S. (2002). O adolescente e seu pathos. Psicologia USP, 13 (2), 183-202.

Alberti, S. (2004). O adolescente e o outro Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Allouch, J. (1995). Letra a letra: transcrever, traduzir, transliterar. Rio de Janeiro: Campo Matêmico.

Backes, C. (2004). A reconstituição do espelho. In A. M. Costa, C. Backes, V. Rilho & L. F. L. Oliveira (Orgs.), Adolescência e experiência de borda (pp.29-41). Porto Alegre: UFRGS.

Bartucci, G. (2001). Entre o mesmo e o duplo, inscreve-se a alteridade. Psicanálise freudiana e escritura borgiana. In G. Bartucci (Org.), Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação (pp.369-385). Rio de Janeiro: Imago.

Benjamin, W. (1992). O Narrador. In Sobre arte, técnica, linguagem e política. Lisboa: Relógio D'Água Editores.

Birman, J. (2001). A escrita em psicanálise. In G. Bartucci (Org.), Psicanálise, literatura e estéticas de subjetivação, (pp.185-196). Rio de Janeiro: Imago.

Calligaris, C. (1997). Verdades de autobiografias e diários íntimos Recuperado em maio 5, 2006, disponível em www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/236.pdf

Chartier, R. (2002). Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP.

Chassot, A. (2005). Escrever diários como uma forma de colecionismo. Episteme, 10 (20), 55-70.

Costa, A. M. (2001). Corpo e escrita: relações entre memória e transmissão de experiência. Rio de Janeiro: Relume Dumará

Costa, A. M. (2004). A transicionalidade na adolescência. In A. M. Costa, C. Backes, V. Rilho & L.F.L. Oliveira (Orgs.), Adolescência e experiência de borda (pp.165-193). Porto Alegre: UFRGS.

Coutinho, L. G. (2005). A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social? Revista Pulsional, 18 (181), 16-23.

Freud, S. (1969a). Escritores criativos e devaneios. In J. Strachey (Ed.), Edição standard brasileira das obras psicológicas e completas de Sigmund Freud (Vol. 9, pp.147-158). Rio de Janeiro: Imago (Originalmente publicado em 1908).

Freud, S. (1969b). Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranóia. In J. Strachey (Ed.) Edição standard brasileira das obras psicológicas e completas de Sigmund Freud (Vol. 12, pp.15-108). Rio de Janeiro: Imago (Originalmente publicado em 1911).

Freud, S. (1969c). Breves escritos: carta à dra. Hermine von Hug-Hellmuth. In J. Strachey (Ed.), Edição standard brasileira das obras psicológicas e completas de Sigmund Freud (Vol. 14, p.385). Rio de Janeiro: Imago (Originalmente publicado em 1915).

Freud, S. (1969d). Uma nota sobre o bloco mágico. In J. Strachey (Ed.), Edição Standard brasileira das obras psicológicas e completas de Sigmund Freud (Vol. 19, pp.283-290). Rio de Janeiro: Imago (Originalmente publicado em 1925).

Freud, S. (1969e). Extratos dos documentos dirigidos a Fliess: carta 52. In J. Strachey (Ed.), Edição Standard brasileira das obras psicológicas e completas de Sigmund Freud (Vol. 1, pp.317-324). Rio de Janeiro: Imago. (Originalmente publicado em 1950).

Giongo, A. L. (2004). Diga-me com quem andas. In A.M. Costa, C. Backes, V. Rilho & L.F.L. Oliveira (Orgs.), Adolescência e experiência de borda (pp.89-99). Porto Alegre: UFRGS.

Kehl, M. R. (2000). Função fraterna. Rio de Janeiro: Relume-Dumará

Kehl, M. R. (2001). Prefácio. In A. Costa. Corpo e escrita: relações entre memória e transmissão de experiência (pp.11-24). Rio de Janeiro: Relume-Dumará

Kehl, M. R. (2004). O espetáculo como meio de subjetivação. In E. Bucci & M. R. Kehl. Videologias (pp.43-62). São Paulo: Bointempo.

Lacan, J. (1998). Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lacet, C. (2003). Considerações sobre a letra e a escrita na clínica psicanalítica. Estilos da Clínica, 8 (14), 50-59.

Lemos, A. (2002). A arte da vida: diários pessoais e webcams na internet. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Salvador. Recuperado em junho 20, 2006, disponível em http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/bitstream/1904/18835/1/ 2002_NP8lemos.pdf

Lévy, P. (1996). O que é virtual? São Paulo: Editora 34.

Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Lima, M. C. (2003). Corpo em escrita: considerações acerca da linguagem alegórica como dispositivo de construção do sujeito adolescente. In I. Costa, A. Holanda, F. Martin & M. Tafuru (Orgs.), Ética, linguagem e sofrimento (pp.65-73). Brasília: ABRAFIPP.

Oliveira, L. F. L. (2004). A representação e a afirmação subjetiva: a passagem da pulsão pela língua na adolescência. In A. M. Costa, C. Backes, V. Rilho & L.F.L. Oliveira (Orgs.), Adolescência e experiência de borda (pp.73-87). Porto Alegre: UFRGS.

Poli, M. C. & Becker, A. L. (2004). Adolescência: uma abordagem na psicanálise lacaniana. In M. Macedo. Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis (pp.133-146). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Rassial, J. J. (1997). A Passagem adolescente: da família ao laço social Porto Alegre: Artes e Ofício.

Rassial, J. J. (1999). O adolescente e o psicanalista. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Recuero, R. (2003). Warblogs: os weblogs, o jornalismo online e a guerra no Iraque. Verso e Reverso, 37, 57-76.

Rickes, S. (2002). A escritura como cicatriz. Educação e Realidade, 27 (2), 51-71.

Rickes, S. (2003). Escrita da clínica e transmissão da psicanálise. Revista da APPOA: Variantes da Cura, 25 (23), 119-133.

Rodulfo, R. (1997). Um novo ato psíquico: a inscrição ou a escrita do nós na adolescência. In Associação Psicanítica de Porto Alegre. Adolescência entre o passado e o futuro (pp.271-280). Rio de Janeiro: Artes e Ofício.

Ruffino, R. (1993). Sobre o lugar da adolescência na teoria do sujeito. In C.R. Rappaport (Org.), Adolescência abordagem psicanalítica (pp.25-57). São Paulo: EPU.

Santos, R. P. (2006). Invenção possível de si num espaço virtual. Narrar - Construir - Interpretar, 30, 145-151.

Schittine, D. (2004). Blog: comunicação e escrita íntima na internet Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Sibilia, P. (2003). Os diários íntimos na internet e a crise da interioridade psicológica. In A. Lemos & P. Cunha (Org.), Olhares sobre a cibercultura (pp.139-152). Porto Alegre: Editora Sulina.

Sibilia, P. (2005). A vida como relato na era do fast-forward e do real time: algumas reflexões sobre o fenômeno dos blogs. Revista de Biblioteconomia e Comunicação, 11 (2), 35-51.

Sousa, E. (1997). O eus nos textos: escrito de adolescentes. In Associação Psicanalítica de Porto Alegre. Adolescência entre o passado e o futuro (pp.203-211). Rio de Janeiro: Artes e Ofício.

Turkle, S. (1989). O segundo eu: os computadores e o espírito humano. Lisboa: Editorial Presença.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

CAIROLI, P. ., & GAUER, G. C. . (2009). A adolescência escrita em blogs. Estudos De Psicologia, 26(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7060