Asma, competência social e transtornos comportamentais em crianças e adolescentes

Autores

  • João Batista SALOMÃO JÚNIOR Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Maria Cristina de Oliveira Santos MIYAZAKI Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • José Antonio CORDEIRO Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Neide Aparecida Micelli DOMINGOS Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Nelson Iguimar VALERIO Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Asma, Comportamento social, Criança, Distúrbio do comportamento, Doença crônica

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar competência social e transtornos comportamentais em crianças com asma. Participaram 62 crianças (sete a 16 anos) com asma moderada e grave e um grupo controle, cujos pais responderam à versão brasileira do Child Behavior Checklist. Houve associação entre asma e déficit na competência social global (p=0,000), na competência social associada a atividades (p=0,001) e associada à escola (p=0,010). A gravidade da asma não se mostrou associada à competência social. Houve associação entre transtornos comportamentais e asma, principalmente transtornos internalizantes, como ansiedade e depressão, que não se mostraram associados ao gênero, idade e tipo de asma. Concluiu-se que crianças com asma apresentaram mais alterações na competência social global e competência social relacionada a atividades e escola, quando comparadas ao grupo controle. Apresentaram, ainda, mais transtornos globais e internalizantes, que podem prejudicar seu desenvolvimento, qualidade de vida e o manejo adequado da doença.

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Publicado

2008-06-30

Como Citar

SALOMÃO JÚNIOR, J. B., MIYAZAKI, M. C. de O. S. ., CORDEIRO, J. A. ., DOMINGOS, N. A. M. ., & VALERIO, N. I. (2008). Asma, competência social e transtornos comportamentais em crianças e adolescentes. Estudos De Psicologia, 25(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6985