Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica

Autores

  • Isabel Cristina Dib BARIANI Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Renatha PAVANI Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação superior, Formação profissional, Relação aluno-aluno, Relação professor-aluno

Resumo

Entendendo ser fundamental a incrementação de pesquisas sobre as relações interpessoais no âmbito da educação universitária, objetivou-se descrever e analisar as relações professor-aluno e aluno-aluno e os motivos que levam os estudantes a assumir diferentes atitudes em sala de aula, relativas a interesse e participação, segundo os próprios discentes e seus professores. As informações foram coletadas com 21 professores e 90 alunos de um Curso de Psicologia, por meio de questionários abertos. Os dados foram submetidos à análise categorial e, posteriormente, à análise quantitativa. Foram formuladas as seguintes categorias: Estrutural, Interacional, Pedagógica, Comportamental e Comprometimento. Os aspectos associados às relações interpessoais em sala de aula são de cunho positivo para as aulas práticas e negativo para as teóricas. Como principal motivo para o interesse e a participação em sala de aula, são apontados aspectos relativos à categoria Pedagógica, em especial à sub-categoria Procedimentos de Aula.

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Referências

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Publicado

2008-03-31

Como Citar

BARIANI, I. C. D. ., & PAVANI, R. . (2008). Sala de aula na universidade: espaço de relações interpessoais e participação acadêmica. Estudos De Psicologia, 25(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6972