Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Maribel Oliveira BARRETO Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Visconde de Cairu
  • Albertina Mitjáns MARTÍNEZ Universidade de Brasília

Palavras-chave:

criatividade, subjetividade, psicologia educacional

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo identificar as possibilidades de professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em tornar sua prática educativa e orientação acadêmica um processo de ensino-aprendizagem criativo e inovador. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, com análise de estudos de casos. A seleção de instrumentos e técnicas de pesquisa foi embasada em González Rey. Foram realizadas entrevistas, durante um período de cinco meses. Quatro sujeitos participaram desta pesquisa, todos pesquisadores e professores de cursos de pós-graduação stricto sensu em Salvador-Bahia. Os professores reconheceram a importância da criatividade no contexto educacional e confirmaram a possibilidade de implementação de uma prática pedagógica e orientação acadêmica pautadas nos pressupostos da criatividade. Além disso, a pesquisa revelou a intenção dos dirigentes em introduzir inovações nos programas de pós-graduação.

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Publicado

2007-12-31

Como Citar

BARRETO, M. O. ., & MARTÍNEZ, A. M. . (2007). Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos De Psicologia, 24(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6908