Condição cognitiva de crianças de zona rural

Autores

  • Carmen Elvira FLORES-MENDOZA Universidade Federal de Minas Gerais
  • Elizabeth do NASCIMENTO Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

crianças em idade escolar, inteligência cristalizada, zona rural, Brasil

Resumo

O estudo objetivou analisar a situação cognitiva de crianças da zona rural. Participaram do estudo 144 crianças com idade entre seis e onze anos de idade de uma vila rural, de situação socioeconômica bastante precária, situada na zona norte do Estado de Minas Gerais. Empregaram-se as Matrizes Progressivas de Raven e os subtestes Aritmética, Dígitos e Código do Teste Wechsler Intelligence Scale for ChildrenIII. Os resultados mostraram, de forma geral, que as diferenças de desempenho nos testes estão associadas à idade apenas em grupos de menor idade. A comparação de uma subamostra de crianças rurais (n=59) com uma de crianças urbanas (n=143) de sete e oito anos de idade, com equivalência de nível de escolaridade, apontou uma diferença de 30 pontos de quociente intelectual no teste Raven e uma diferença média de 16,18 pontos de quociente intelectual nos subtestes aritmética e dígitos. Conclui-se que déficits ambientais afetam com maior intensidade a inteligência fluida do que a inteligência cristalizada.

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Publicado

2007-03-30

Como Citar

FLORES-MENDOZA, C. E. ., & NASCIMENTO, E. do . (2007). Condição cognitiva de crianças de zona rural. Estudos De Psicologia, 24(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6834