Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica

Autores

  • Lúcia de Fátima Carvalho SALVARI Faculdade Frassinette do Recife
  • Cristina Maria de Souza Brito DIAS Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Aprendizagem, Família, Pedagogos, Psicólogos

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar como psicólogos e pedagogos que atuam em psicopedagogia na clínica compreendem os problemas de aprendizagem em crianças e como vêem o papel da família, especialmente dos pais, nos referidos problemas. Foi utilizado um método qualitativo, tendo como instrumento um roteiro semi-estruturado, utilizado em uma entrevista individual, realizada com três psicólogas e com três pedagogas. Dentre as principais fontes de problemas de aprendizagem, as participantes apontaram a grande dependência da criança em relação à mãe, a participação periférica do pai no processo de aprendizagem escolar dos filhos e a tendência atual dos pais em delegar aos educadores e psicólogos os cuidados com esse processo. Assim, consideramos que os conhecimentos sobre as formas de funcionamento da família contemporânea, em cada etapa de seu ciclo de vida, podem contribuir para o acompanhamento terapêutico da criança e do grupo familiar.

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Publicado

2006-09-30

Como Citar

SALVARI, L. de F. C. ., & DIAS, C. M. de S. B. . (2006). Os problemas de aprendizagem e o papel da família: uma análise a partir da clínica. Estudos De Psicologia, 23(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6797