Estudo da estrutura fatorial da bateria multidimensional de inteligência infantil

Autores

  • Patrícia Waltz SCHELINI Universidade Federal de São Carlos
  • Solange WECHSLER PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Análise fatorial, Inteligência, Modelo Cattell-Horn-Carroll, Testes de inteligência de Cattell

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo o estudo da estrutura fatorial da Bateria Multidimensional de Inteligência Infantil, destinada à avaliação intelectual de crianças de sete a doze anos, por meio de algumas capacidades incluídas no Modelo Cattell-Horn-Carroll. Os resultados demonstraram que, no que diz respeito às correlações entre os testes e à análise fatorial confirmatória, parece ter havido, de maneira geral, uma concordância entre os dados obtidos e os estudos associados ao modelo teórico. Além disso, a bateria mostrou-se capaz de avaliar fundamentalmente as capacidades de inteligência cristalizada e velocidade de processamento cognitivo. A maior parte da variância dessas capacidades gerais foi explicada pelos testes destinados a mensurá-las.

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Referências

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Publicado

2006-06-30

Como Citar

SCHELINI, P. W., & WECHSLER, S. . (2006). Estudo da estrutura fatorial da bateria multidimensional de inteligência infantil. Estudos De Psicologia, 23(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6782