As representações sociais da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio

Autores

  • Airton Pereira do Rêgo BARROS Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Federal da Paraíba
  • Maria da Penha de Lima COUTINHO Universidade Federal da Paraíba
  • Ludgleydson Fernandes ARAÚJO Universidade Federal da Paraíba
  • Alessandra Ramos CASTANHA Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Adolescentes, Depressão, Representações sociais

Resumo

Este estudo objetivou verificar as representações sociais da sintomatologia da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, PB. Participaram da amostra 60 adolescentes (54% do sexo feminino e 46% do masculino) com média de idade de 16 anos, com a sintomatologia depressiva. Utilizaram-se o Children Depression Inventory como instrumento de Screening e entrevistas semi-estruturadas aplicadas de forma individual. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática. Os resultados apontam as seguintes categorias empíricas: concepção/descrição, causas e tratamento, essas subdivididas em subcategorias que enfatizaram principalmente os aspectos afetivos, cognitivos, psicossociais e comportamentais. Percebe-se que os grupos constroem suas representações não apenas baseados no conhecimento erudito ou nas comunicações informais, mas também no conjunto de problemas práticos que encontram no âmbito sociocultural diretamente inter-relacionados à pertença e à identidade grupal.

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Publicado

2006-03-31

Como Citar

BARROS, A. P. do R. ., COUTINHO, M. da P. de L. ., ARAÚJO, L. F. ., & CASTANHA, A. R. . (2006). As representações sociais da depressão em adolescentes no contexto do ensino médio. Estudos De Psicologia, 23(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6775