Iluminando o self: uma experiência clínica psicanalítica não convencional
Palavras-chave:
enquadre diferenciado, materialidade mediadora, método psicanalítico, sofrimento humanoResumo
O artigo apresenta a narrativa de uma experiência psicanalítica em enquadramento clínico diferenciado com pacientes soropositivos para o HIV. Os portadores do HIV estão potencialmente sujeitos a vivências de estados agônicos em função do diagnóstico, do convívio e da severidade do tratamento de sua condição de soropositividade. As autoras foram levadas a buscar um enquadre clínico que contemplasse com maior pertinência o sofrimento existencial daquelas pessoas. A experiência clínica foi inspirada pela psicanálise winnicottiana. Utilizando a confecção de velas ornamentais como materialidade mediadora, isto é, como forma de contato com os pacientes, as autoras tomam "o brincar" como paradigma para a instalação do campo clínico e o "jogo do rabisco" como modelo. O artigo visa apresentar um empreendimento fielmente ancorado na utilização do método psicanalítico, aqui compreendido como ruptura/transformação do campo das agonias impensáveis.
Downloads
Referências
AielloVaisberg T.M.J. (1999) Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia Tese de livre docência em Psicologia, nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
AielloVaisberg T.M.J. (2003). Ser e fazer: interpretação e intervenção na clínica winnicottiana. Psicologia USP, 14 (1), 95128.
AielloVaisberg T.M.J. (2004) Ser e fazer: enquadres diferenciados na Clínica Winnicottiana. São Paulo: Idéias e Letras.
Bleger, J. (1994). Psicologia da conduta Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963).
Herrmann, F. (2001). Andaimes do real: o método da psicanálise (3.ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.
McDougall J. (1997). As múltiplas faces de Eros: uma exploração psicanalítica da sexualidade humana. São Paulo: Martins Fontes.
Mencarelli, V.L. (2003). Em defesa de uma clínica psicanalítica nãoconvencional: oficina de velas ornamentais com pacientes soropositivos Dissertação de mestrado em Psicologia, nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.
Politzer, G. (1975). Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise (2.ed., v.1). Lisboa: Editorial Presença. (Originalmente publicado em 1928)
Winnicott D.W. (1983). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In D.W. Winnicott. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1962)
Winnicott D.W. (1994). O medo do colapso (Breakdown). In D.W. Winnicott. Explorações psicanalíticas (pp. 7075). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963)
Winnicott D.W. (1994). O jogo do rabisco. In D.W. Winnicott. Explorações psicanalíticas, (pp. 230243). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicada em 1968)
Winnicott D.W. (1975). O brincar: uma exposição teórica. In Winnicott D.W. O brincar e a realidade (pp. 5977). Rio de Janeiro: Imago.
Winnicott D.W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vera Lúcia MENCARELLI, Tânia Maria José Aiello VAISBERG
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.