Iluminando o self: uma experiência clínica psicanalítica não convencional

Autores

  • Vera Lúcia MENCARELLI
  • Tânia Maria José Aiello VAISBERG Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

enquadre diferenciado, materialidade mediadora, método psicanalítico, sofrimento humano

Resumo

O artigo apresenta a narrativa de uma experiência psicanalítica em enquadramento clínico diferenciado com pacientes soropositivos para o HIV. Os portadores do HIV estão potencialmente sujeitos a vivências de estados agônicos em função do diagnóstico, do convívio e da severidade do tratamento de sua condição de soropositividade. As autoras foram levadas a buscar um enquadre clínico que contemplasse com maior pertinência o sofrimento existencial daquelas pessoas. A experiência clínica foi inspirada pela psicanálise winnicottiana. Utilizando a confecção de velas ornamentais como materialidade mediadora, isto é, como forma de contato com os pacientes, as autoras tomam "o brincar" como paradigma para a instalação do campo clínico e o "jogo do rabisco" como modelo. O artigo visa apresentar um empreendimento fielmente ancorado na utilização do método psicanalítico, aqui compreendido como ruptura/transformação do campo das agonias impensáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AielloVaisberg T.M.J. (1999) Encontro com a loucura: transicionalidade e ensino de psicopatologia Tese de livre docência em Psicologia, nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

AielloVaisberg T.M.J. (2003). Ser e fazer: interpretação e intervenção na clínica winnicottiana. Psicologia USP, 14 (1), 95128.

AielloVaisberg T.M.J. (2004) Ser e fazer: enquadres diferenciados na Clínica Winnicottiana. São Paulo: Idéias e Letras.

Bleger, J. (1994). Psicologia da conduta Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963).

Herrmann, F. (2001). Andaimes do real: o método da psicanálise (3.ed.). São Paulo: Casa do Psicólogo.

McDougall J. (1997). As múltiplas faces de Eros: uma exploração psicanalítica da sexualidade humana. São Paulo: Martins Fontes.

Mencarelli, V.L. (2003). Em defesa de uma clínica psicanalítica nãoconvencional: oficina de velas ornamentais com pacientes soropositivos Dissertação de mestrado em Psicologia, nãopublicada, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Politzer, G. (1975). Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise (2.ed., v.1). Lisboa: Editorial Presença. (Originalmente publicado em 1928)

Winnicott D.W. (1983). Os objetivos do tratamento psicanalítico. In D.W. Winnicott. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1962)

Winnicott D.W. (1994). O medo do colapso (Breakdown). In D.W. Winnicott. Explorações psicanalíticas (pp. 7075). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicado em 1963)

Winnicott D.W. (1994). O jogo do rabisco. In D.W. Winnicott. Explorações psicanalíticas, (pp. 230243). Porto Alegre: Artes Médicas. (Originalmente publicada em 1968)

Winnicott D.W. (1975). O brincar: uma exposição teórica. In Winnicott D.W. O brincar e a realidade (pp. 5977). Rio de Janeiro: Imago.

Winnicott D.W. (1990). Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago.

Downloads

Publicado

2005-12-31

Como Citar

MENCARELLI, V. L. ., & VAISBERG, T. M. J. A. . (2005). Iluminando o self: uma experiência clínica psicanalítica não convencional . Estudos De Psicologia, 22(4). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6770