Pós-Graduação em Psicologia na PUC-Campinas: dissertações e teses (1975-2004)
Palavras-chave:
cientometria, produção científica, psicologia clínica, psicologia escolarResumo
A avaliação da produção científica é uma atividade que apresenta muitas utilidades em cientometria e em política educacional e científica. O artigo apresenta uma avaliação quantitativa da produção de dissertações e teses defendidas na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, de 1975 até 2004, isto é, por 30 anos. Os resultados mostraram 577 trabalhos no nível de mestrado e 93 no de doutorado, totalizando 670 produtos científicos. A primeira dissertação de mestrado foi defendida em 1975 e a primeira tese em 1997. Predomina a autoria feminina (81,79%). Alguns orientadores tiveram uma maior participação total possivelmente em decorrência do número de anos vinculados ao programa e do regime de trabalho assumido na Universidade.
Downloads
Referências
Cusatis Neto, R., & Andrade, V.G. (2005). Análise da produção de stress na Pontifica Universidade Católica de Campinas. In M.E.N. Lipp (Org). O stress no Brasil: pesquisas avançadas (pp.197204). Campinas: Papirus.
Domingos, N.A.M. (1999). Produção científica: análise de resumos de dissertação e teses em Psicologia (1992/1996). Tese de doutorado nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Instituto Nacional de Estudos e Perspectiva Educacionais – Anísio Teixeira (INEP). (2004). Censo de educação superior: 2003 [Resumo Técnico]. Brasília: INEP.
Lima, M.F. (1999). A psicologia em teses de administração escolar. Tese de doutorado em Psicologia nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Mendonça, O.M.L. (1997). Ensinoaprendizagem de ciência: produção e aplicação Tese de doutorado nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
MonteSerrat, S. (1992). 20 anos de PósGraduação. Estudos de Psicologia, 9 (1), 141147.
Moroni, I.V. (1978). Curso programado em escola secundária: análise de duas variáveis internas Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Nakano, T.C. (2005). Pesquisa em criatividade: analise da produção científica do banco de teses da CAPES (19962001). In G.P. Witter. Metaciência e psiologia Campinas: Alínea.
Oliveira, F.A.F. (1992). Formação do psicólogo escolar em duas instituições de ensino superior: análise através dos planos de disciplinas Dissertação de mestrado em Psicologia nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Witter, G.P. (1986). Uma década (19701979) de Psicologia: adendos à história da Psicologia no Brasil. In J.L.O. Bueno. O estudo do comportamento: pesquisa e prática no Brasil Ribeirão Preto: Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto.
Witter, G.P. (1991). A pósgraduação em Psicologia na PUCCAMP1990. Estudos de Psicologia, 8, 157159.
Witter, G.P. (2005). Metaciência e psicologia Campinas: Alínea.
Witter, G.P., & Assis Maria, F. (2005). Velhice no Banco de Teses da CAPES (2000 e 2001). In G.P. Witter. Metaciência e Psicologia Campinas: Alínea.
Wolf, S.M.R. (1975). Uma experiência de grupo de encontro básico com jovens sujeitos farmacodependentes Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica nãopublicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Geraldina Porto WITTER
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.