Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social

Autores

  • Caroline Guisantes De SALVO Universidade de São Paulo
  • Edwiges Ferreira de Matos SILVARES Universidade de São Paulo
  • Plinio Marco de TONI Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

práticas educativas, habilidades sociais, problemas de comportamento

Resumo

O modelo de Estilo Parental de Gomide é composto por sete práticas educativas avaliadas através de um Inventário de Estilos Parentais: cinco relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais (abuso físico, punição inconsistente, disciplina relaxada, monitoria negativa e negligência) e duas favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (monitoria positiva e comportamento moral). O Child Behavior Check List é composto de duas partes, sendo que a primeira se destina à avaliação de competência social e a segunda à de problemas de comportamento. O objetivo deste trabalho foi levantar quais práticas educativas poderiam ser preditoras de comportamentos listados pelo Child Behavior Check List. Participaram deste estudo trinta crianças, com idades entre onze e treze anos, da rede pública de ensino, e um de seus pais. Obteve-se por meio de regressão estatística que monitoria positiva e comportamento moral são variáveis preditoras de comportamentos pró-sociais, e sua falta aliada às práticas negativas são preditoras de distúrbios do comportamento.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

SALVO, C. G. D. ., SILVARES, E. F. de M. ., & TONI, P. M. de . (2005). Práticas educativas como forma de predição de problemas de comportamento e competência social. Estudos De Psicologia, 22(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6747