Programas preventivos de comportamentos anti-sociais: dificuldades na pesquisa e na implementação

Autores

  • Jocelaine Martins da SILVEIRA Universidade Estadual de Londrina/USP
  • Edwiges Ferreira de Mattos SILVARES USP
  • Simone Aparecida MARTON Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Prevenção, comportamento anti-social, clínica-escola

Resumo

Os programas preventivos de comportamentos anti-sociais em crianças e adolescentes são predominantemente marcados por dificuldades de duas ordens: a primeira é metodológica e dificuldades refere-seas à demonstração empírica de sua efetividade; enquanto que a segunda é prática e diz respeito aos obstáculos que o psicólogo costuma encontrar ao implementá-los em clínicas psicológicas públicas. Neste trabalho, sugerem-se alguns fatores de risco e de proteção sabidamente correlacionados ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais. Tais fatores podem nortear medidas proximais de suo efeito de programas preventivos daqueles comportamentos ao se delinear metodologia de pesquisa sobre o assunto. No que se refere à implementação de programas preventivos em clínicas-escola, levantam-se algumas alternativas para contornar obstáculos mais freqüentes. A oferta de serviços em locais mais acessíveis à população e o fornecimento de informações por meio de eventos de curta duração promovidos nas clínicas-escola são exemplos de alternativas.

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Publicado

2003-12-31

Como Citar

SILVEIRA, J. M. da ., SILVARES, E. F. de M. ., & MARTON, S. A. . (2003). Programas preventivos de comportamentos anti-sociais: dificuldades na pesquisa e na implementação. Estudos De Psicologia, 20(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6683