Motivação na universidade: uma revisão da literatura

Autores

  • Valdete Maria RUIZ Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal/Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista

Palavras-chave:

motivação para aprender, estratégias metacognitivas de aprendizagem, ensino superior

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar uma revisão da literatura sobre variáveis que influenciam a motivação para aprender de estudantes universitários, utilizando o modelo de Pintrich, que incorpora quatro componentes principais: contexto sociocultural, fatores relacionados ao ambiente de sala de aula, fatores internos e comportamento motivado. Conclui pela necessidade de maior ênfase na utilização de estratégias metacognitivas de aprendizagem e maior número de estudos sobre o tema no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMES, C. (1992). Classrooms: Goals, structures and student motivation. Journal of Educational Psychology, 84, 261-271.

ARCHER, J. e Scevak, J. J. (1998). Enhancing motivation to learn : achievement goals in university classrooms. Educational Psychology : An International Journal of Experimental Educational Psychology.18(2) : 205-23. (ERIC Database EJ 590404).

BARIANI, I. C. D. (1999). Estilos cognitivos de universitários de diferentes áreas de conhecimento Resumo de Comunicação Científica apresentado na XXIX Reunião Anual de Psicologia da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Legis Suma, 41.

BELHOT, R. V. (1997). Estratégias de ensino e de aprendizagem Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Salvador, UFBA, 2011-2021.

BEMBENUTTY, H.; Mckeachie, W. J. e Karabenick, S.A. (1998-a). Individual differences in academic delay of gratification Paper apresentado na Reunião Anual da "Eastern Psychological Assotiation " . Boston. (ERIC Database, ED 422794).

BEMBENUTTY, H.; Mckeachie, W. J. ; Karabenick, S. A . e Lin, Y. (1998-b). The relationship between test anxiety and self-regulation on student's motivation and learning Paper apresentado na Reunião Anual da "American Psychological Society". Washington DC. (ERIC Database, ED 424244).

BERBEL, N. A . N. (1999). A metodologia da problematização como alternativa mediadora entre teoria e prática transformadora no ensino superior. Teoria e Prática da Educação.1(2), 13-31.

BERGIM, D. A. (1995). Effects of a mastery versus competitive motivation situation on learning. Journal of Experimental Education.63 (4), 303-314. (ERIC Database EJ 517186).

BIEHLER, R. F. e Snowman, J. (1997). Psychology applied to teaching Boston, Houghton Miflin Company.

BIRENBAUN, M. (1997). Assessment preferences and their relationship to learning strategies and orientations. Higher Education.33(1) : 71-84. (ERIC Database EJ541309).

BLUMENFELD. P. (1992). Classroom learning and motivation : Clarifying and expanding goal theory. Journal of Educational Psychology, 84, 272-281.

BORDENAVE, J. D. e Pereira, A.M. (1998). (19Şed.). Estratégias de ensino-aprendizagem Petrópolis, Vozes.

BORUCHOVITCH, E. (1993). A psicologia cognitiva e a metacognição. Novas perspectivas para o fracasso escolar brasileiro. Tecnologia Educacional.22 (110-111), 22-28.

BORUCHOVITCH, E. (1999). Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: considerações para a prática educacional. Psicologia: Reflexão e Crítica Porto Alegre, 12 (2), 361-376.

BROPHY J. E. (1998 ). Motivating students to learn New York, Mc Graw- Hill.

BROPHY, J. E. (2001). Research on motivation in education: past, present, and future. In T.Urban (Ed.). Advances in Motivation and Achievement..Vol. 11 : Achievement Contexts

CASTANHO, M. E. (1989). Universidade à noite: fim ou começo de jornada? Campinas, Papirus.

COTE, J. E. e Levine, C. (1997). Student motivations, learning environments, and human aquisition : toward an integrated paradigm of student development. Journal of College School Development.38 (3), 229-43. (ERIC database EJ555103).

COVE, P. G. e Goodsell (1996). Enhancing student learning : intellectual, social, and emotional integration. Eric Digest,ED400741

COVINGTON, M. V. (1999). The will to learn. A guide for motivating young people Cambridge, Cambridge University Press.

DEMBO, M. H. (2000). Motivation and learning strategies for college success. A self-management approach New Jersey, Lawrence Erlbaum.

DIGILIO, A.H. (1998). Web-based instruction adjusts to the individual needs of adult learners. Journal of Instructional Delivery Systems.12(4), 26-28. (ERIC Database EJ580118).

DORAN, M. e Klein, J. D. (1996). The effects of learning structures on student achievement and attitude using a computer simulation. In: Proceedings of Selected

RESEARCH and Development Presentations of 18th National Convention of the Association for Educational Communications and Technology. Indianapolis.

FLOWERS, C. P.; Hancock, D. R. e Joyner, R.E. (1999). Enhancing student's motivation to learn by matching conceptual level with instructional type Paper apresentado na Reunião Anual da "American Educational Research Association". Montreal. (ERIC Database ED 430988).

GASPARIN, J. L. (1998). A problematização como desafio metodológico no ensino superior. Teoria e Prática da Educação.1(1), 35-44.

GIBBS, G. (1992). Improving the quality of student learning Oxford, Oxford Center for Staff Development, Technical and Educational Services.

INSTITUTO Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP. (1986). O ensino superior noturno e a democratização do acesso à universidade. Mesa redonda. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Brasília, 67 (157), 617-47.

JACOBS, P.A . e Newstead, S. E. (2000). The nature and development of student motivation. British Journal of Educational Psychology.70, 243 - 254.

KAMMILA, N. (1996). Nurturing self-direction in adult learning. South African Journal of Higher Education.10 (2), 86-91. (Eric Database EJ 546136).

LITLE, A. (1992). Diploma disease. In The Encyclopedia of Higher Education New York, Pergamon Press. (2) , 885 - 888.

MANSÃO, C. M.; Buchene, A.C. e Ruiz, V. M. (2001). A natureza da motivação em estudantes de primeiro ano de Psicologia Resumo de Comunicação Científica apresentado na XXXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Legis Suma, 218.

MARTINI, M. L. (1999). Atribuições de causalidade, crenças gerais e orientações motivacionais de crianças brasileiras Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas.

MASETTO, M. T. (1998). Reconceptualizando o processo ensino-aprendizagem no ensino superior e suas conseqüências para o ambiente de aula Anais do IX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Águas de Lindóia, FEUSP, 316-330.

MORAES, A.S.F. (1996). Educação permanente: a saída para o trabalhador na era da qualidade total. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos Brasília, 77 (185), 33-51.

PACHANE, G. G. (1999). A experiência universitária a partir da percepção do aluno Resumo de Comunicação Científica apresentado na XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Legis Suma, 41.

PANITZ, T. (1999). The motivational benefits of cooperative learning. New Directions for Teaching and Learning. 78, 59-67. (ERIC Database EJ588119).

PAULSEN, M.B. e Feldman, K.A.(1999-a). Student motivation and epistemological beliefs. New Directions for Teaching and Learning.78, 17-25. (ERIC Database EJ 588115).

PAULSEN, M.B. e Feldman, K.A. (1999-b). Epistemological Beliefs and sel-regulated learning. Journal of Staff, Program & Organizational Development.16(2), 83-91. (ERIC Database EJ586475).

PFROMM Netto, S. (1987). Psicologia da aprendizagem e do ensino São Paulo, EPU/EDUSP.

PFROMM Netto, S. (1998). Telas que ensinam Campinas, Alínea.

PINTRICH, P. R. e outros (1991). A manual for the use of Motivated Strategies for Learning Questionnaire (ERIC Database ED338122).

PINTRICH, P. R. (1995). Understanding self-regulated learning. New directions for teaching and learning.63, 3-12. (ERIC Database EJ512123).

PINTRICH, P. R. (1994). Student motivation in the college classroom. In K. W. Prichard e R. M. Sawyer (Eds.), Handbook of college teaching: Theory and applications Westport, CT:Greenwood, 23-43

POLYDORO, S.A. J.; Primi, R. e outros. (1999). Integração do estudante ao ensino superior Resumo de Comunicação Científica apre-sentado na XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Legis Suma, 41.

RATCLIFF, J. L. (1995). Realizing the potential : Improving postsecondary teaching, learning and assessment The National Report of the National Center on Postsecondary Teaching, Learning and Assessment. University Park, the Center.

REGLIN. G. L. e Adams, D. R. (1990). Why Asian American high school students have higher grade point averages and SAT scores than other high school students. The High School, 143-149.

ROBINSON, F. P. (1970). Effective study New York, Harper & Row.

RUIZ, V. M. (2001). Motivação para estudar e aprender em universitários Dissertação de mestrado. Campinas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Instituto de Psicologia e Fonoaudiologia.

SEMINÉRIO, F. L. P. (1995). A metacognição e seus usos: um mecanismo geral de desenvolvi-mento cognitivo. Arquivos Brasileiros de Psicologia.43 (3-4), 3-29.

SEMINÉRIO, F. L. P.; Anselme, C.R.S. e Chanon, M. (1997). Novos rumos na Psicolo-gia e na Pedagogia. Metacognição : uma nova opção. Arquivos Brasileiros de Psicologia.49 (3), 5-22.

SMALL, R. V. e outros. (1996). Dimensions of interest and boredom in instructional situations Paper apresentado na XVIII Convenção Nacional da "Association for Educational Communications and Technology". Indianapolis. (ERIC Database ED 397840).

SQUARIZI, L. (1999). Estilos de aprender : adaptação e validação de instrumento. Dissertação de Mestrado. Campinas, Instituto de Psicologia e Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

STIPEK, D. J. (1998). Motivation to learn : From theory to practice New York, Viacom.

SWEITZER, N. G. (1999). "Fiddle-Dee-Dee, I'll think about it tomorrow": Overcoming academic procrastination in Higher Education Tese de Mestrado. Califórnia, Universidade Biola. (ERIC Database ED438763).

TEBECHRANI, E. A.C. (1999). A sala de aula no ensino superior Resumo apresentado na XXIX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Ribeirão Preto, Legis Suma, 42.

TRAVIS, J. E. (1996). Models for improving college teaching : a faculty resource. Eric Digest,ED 403810

VAN Voorhis, J. L. (1995). Implementing cooperative structures to increase motivation and learning in the college classroom Paper apresentado na "Lilly Conference on College Teaching". Columbia. (ERIC Digest ED 39380).

VANZILE-TAMSEN, C. e Livingston, J.A. (1999). The differential impact of motivation on the self-regulated strategy use of high-and low-achieving college students. Journal of College Student Development.40, 54-60. (ERIC Database EJ589121).

VEIGA, I.P.A.; Resende, M.L.G. e Fonseca, M. (2000). Aula universitária e inovação. In Veiga, I.P.A. e Castanho, M.E.L. M. (org.). Pedagogia universitária. A aula em foco Campinas, Papirus.

WLODKOWSKI, R. J. (1999). Enhancing adults motivation to learn San Francisco, Jossey Bass.

Downloads

Publicado

2003-08-31

Como Citar

RUIZ, V. M. . (2003). Motivação na universidade: uma revisão da literatura. Estudos De Psicologia, 20(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6672