Stress Infantil e Desempenho Escolar: avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo

Autores

  • Sandra Ozeloto LEMES PUC-CAMPINAS
  • Mauro FISBERG Universidade São Marcos/Universidade Federal de São Paulo
  • Gláucia M. ROCHA PUC-CAMPINAS
  • Luciana G. FERRINI
  • Geórgia MARTINS
  • Karina SIVIERO
  • Marcos A. ATAKA Universidade São Marcos

Palavras-chave:

stress, stress infantil, stress e ensino fundamental, desempenho escolar

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar o stress em crianças de 1ª a 4ª série, de uma escola pública do município de São Paulo e ainda comparar a presença ou ausência do stress com o respectivo desempenho escolar, das crianças. 342 crianças foram avaliadas pela Escala de Stress Infantil (ESI). O desempenho escolar das crianças foi obtido a partir da média de conceitos (A, B, C, D e E) fornecidos pelos professores, em sete disciplinas. E, para fins de tratamento estatístico, o desempenho escolar passou a se configurar nos seguintes critérios: forte (A), médio (B) e fraco (C). Os resultados não apontaram diferenças estatisticamente significativas. Porém, os dados mostraram que 30,1% das crianças apresentaram stress e, das crianças estressadas, 38,2% apresentaram desempenho fraco.

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Publicado

2003-04-30

Como Citar

LEMES, S. O. ., FISBERG, M. ., M. ROCHA, G. ., G. FERRINI, L. ., MARTINS, G. ., SIVIERO, K. ., & A. ATAKA, M. . (2003). Stress Infantil e Desempenho Escolar: avaliação de crianças de 1ª a 4ª série de uma escola pública do município de São Paulo. Estudos De Psicologia, 20(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6662