Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula

Autores

  • Suzana Nunes CALDEIRA Universidade dos Açores
  • Isabel Estrela REGO Universidade dos Açores

Palavras-chave:

Indisciplina em sala de aula, comportamento escolar, avaliação do professor

Resumo

As preocupações de professores, pais e educadores em geral relativamente ao comportamento escolar dos alunos têm-se acentuado consideravelmente nas últimas duas décadas. Algumas das razões em que assentam tais preocupações atêm-se ao aumento significativo do número de alunos que apresentam comportamento escolar desviante, à gravidade desses mesmos comportamentos e ao seu aparecimento em populações escolares cada vez mais jovens. Neste trabalho é apresentado um estudo que, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretendeu conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento na sala de aula. Concebeu-se, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois, ao julgamento de professores do 3º ciclo de escolas secundárias de Ponta Delgada, Açores. Pretendeu-se, assim, conhecer as situações de desvio a que esses professores atribuíam maior gravidade, os factores que acreditavam constituir agentes facilitadores da indisciplina na sala de aula e os tipos de intervenções que consideravam mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na sala de aula passa, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.

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Publicado

2001-04-30

Como Citar

CALDEIRA, S. N., & REGO, I. E. . (2001). Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula. Estudos De Psicologia, 18(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611