Caracterização do atendimento psicológico prestado por um serviço de psicologia a crianças com dificuldades escolares

Autores

  • Luciana de Toledo BERNARDES-DA-ROSA USP
  • Rosana Maria GARCIA PUC-CAMPINAS
  • Neide A. Micelli DOMINGOS FAMERP
  • Edwiges Ferreira de Mattos SILVARES USP

Palavras-chave:

encaminhamento psicológico, orientação dos pais, distúrbios de aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar o atendimento psicológico fornecido a crianças que apresentaram queixas quanto a dificuldades escolares, encaminhadas ao Serviço de Psicologia de um Hospital-Escola do interior de São Paulo. Foram os sujeitos deste estudo 25 crianças (n= 15-sexo masculino; n= 10-sexo feminino) com idade variável entre 7 e 12 anos (IM=9, 12 anos; DP= 1,69).Os dados de identificação da criança e dos seus pais, a origem do encaminhamento, a queixa, o diagnóstico e a recomendação de tratamento foram extraídos dos prontuários das crianças encaminhadas de 1996 a 1997. Os resultados encontrados demonstraram que a maior parte da amostra foi encaminhada por profissionais da saúde (n=14). A queixa mais freqüente foi aquela relativa aos distúrbios específicos de desenvolvimento e às habilidades escolares (n=22); seguida por distúrbios de comportamento explícito (n=19). O diagnóstico mais freqüente foi retardo mental (n=9), seguido por distúrbio de aprendizagem (n=6). A recomendação de tratamento mais freqüente foi a orientação dos pais (n=21). Também encontrou-se uma correlação entre tipo de queixa e recomendação de tratamento. Compreendeu-se a existência de um consenso quanto à recomendação de orientação dos pais e de um atendimento multiprofissional como conduta terapêutica para essas crianças; mas sugeriu-se a necessidade de pesquisas para avaliar os resultados dessa forma de atuação.

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Referências

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Publicado

2000-12-31

Como Citar

BERNARDES-DA-ROSA, L. de T. ., GARCIA, R. M. ., DOMINGOS, N. A. M. ., & SILVARES, E. F. de M. . (2000). Caracterização do atendimento psicológico prestado por um serviço de psicologia a crianças com dificuldades escolares. Estudos De Psicologia, 17(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6589