Sexualidade em sala de aula: representações em entrevistas de professores

Autores

  • Denise Salete Gomes BANZATO USP
  • Walkíria Helena GRANT USP

Palavras-chave:

Orientação sexual, Psicanálise, relação professor-aluno, análise do discurso

Resumo

Objetiva estudar as representações da sexualidade de professores de préescolas, a partir de seus discursos sobre as práticas educativas, quando exploram temas relativos à sexualidade. O estudo foi realizado com professores de pré-escolas de instituições de ensino público e privado, de cidades do Estado de São Paulo. Foram feitas entrevistas abertas, analisadas à luz da Psicanálise. Os resultados evidenciam relações entre a inscrição da sexualidade dos professores e a maneira como reagem às questões relativas a este tema. O fato dos professores desconhecerem e não refletirem sobre as próprias representações da sexualidade, estas construídas ao longo de suas histórias de vida, resultou em práticas que não propiciaram aos alunos esclarecimentos, reflexão e algum conhecimento sobre si. Dessa forma, podemos pensar que tanto alunos como professores se beneficiariam, caso estes professores participassem não somente de cursos informativos, mas também, de um espaço onde pudessem refletir a respeito das suas singularidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental (1997).Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF.

FOLHA de São Paulo. Pais devem falar sobre sexo? São Paulo, 28 mar. 1994. P.3

_________.(1907). O esclarecimento sexual das crianças. In:Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud Trad. sob a direção geral de Jayme Salomão. Rio de Janeiro Imago 1989..9, p.133-144.

GUIA de Orientação Sexual: Diretrizes e Metodologia./tradução e adaptação GTPOS, ABIA, ECOS 1994. 5 ed. São Paulo, Casa do Psicólogo.

GUIRADO, M. (1993).Psicanálise e análise do discurso: matrizes institucionais do sujeito psíquico São Paulo, Summus.

Downloads

Publicado

2000-04-30

Como Citar

BANZATO, D. S. G. ., & GRANT, W. H. . (2000). Sexualidade em sala de aula: representações em entrevistas de professores. Estudos De Psicologia, 17(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6571