Avaliação de uma experiência com o ensino de habilidades clínicas para alunos do primeiro ano de psicologia

Autores

  • Cynthia Borges de MOURA

Palavras-chave:

Formação profissional, Treino de habilidades clínicas, Relação teoria-prática

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a experiência realizada descrevendo os efeitos do Projeto proposto sobre os alunos participantes. Avaliou-se o impacto da experiência sobre a formação dos alunos e a utilidade do modelo proposto para aprendizagem de habilidades clínicas relevantes à atuação como psicólogo. Participaram desta experiência 17 alunos do primeiro ano do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A realização do Projeto constou de três fases: 1) Preparação e Planejamento; 2) Realização e Acompanhamento; 3) Avaliação da Experiência por alunos e supervisores. Os resultados mostraram que o Projeto, tal como foi desenvolvido, teve efeitos positivos para a formação dos alunos em vários aspectos, principalmente sobre o crescimento pessoal. Como a formação profissional do psicólogo não é algo diferente de sua formação pessoal e que ambos os repertórios (pessoal e profissional) estão em estreita relação, o impacto dessa experiência sobre a visão de homem e de mundo dos alunos e as mudanças de postura e atitudes daí decorrentes pareceram ser as contribuições mais importantes desta experiência para sua formação profissional.

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Publicado

1999-04-30

Como Citar

MOURA, C. B. de . (1999). Avaliação de uma experiência com o ensino de habilidades clínicas para alunos do primeiro ano de psicologia. Estudos De Psicologia, 16(1). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6546