Desconstrução de preconceitos na escola: o papel das práticas dialógicas

Autores

Palavras-chave:

Dialogismo, Educação, Preconceito, Psicologia cultural

Resumo

Parece existir um consenso entre os educadores de que o diálogo é fundamental nas práticas pedagógicas. Entretanto, a realidade das salas de aula tende a ser distinta. Para a Psicologia Cultural, monologismo e heteronomia precisam ser substituídos por práticas dialógicas. Neste artigo buscamos analisar este tópico com base nessa perspectiva teórica e nos princípios da psicologia dialógica, ilustrando nossa análise com dados de pesquisa referentes a uma atividade desenvolvida em uma escola pública, cujo propósito seria promover a desconstrução de preconceitos. Foi possível identificar que, apesar dos objetivos estabelecidos pelos professores – discussão de um curta metragem –, esses conduziram a atividade adotando uma prática monológica, mesmo afirmando valorizar uma atitude dialógica como prática pedagógica. Buscamos discutir teoricamente a razão pela qual isto tende a ocorrer, e contribuir para que os educadores sejam melhor orientados para promover a escuta, discussão e reflexão com os alunos sobre preconceitos, visando a sua desconstrução.

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Publicado

2022-07-25

Como Citar

PAULA, L. D. de, & BRANCO, A. U. (2022). Desconstrução de preconceitos na escola: o papel das práticas dialógicas. Estudos De Psicologia, 39, 1–11. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6480

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO