Síndrome de Asperger: aspectos psicoterapêuticos

Autores

  • Paula Teixeira Fernandes UNICAMP
  • Elisabete Abib Pedroso de Souza UNICAMP

Resumo

A Síndrome de Asperger refere-se a um quadro clínico caracterizado por isolamento social, em combinação com comportamento excêntrico e estranho. De acordo com o critério de classificação definido por Szatmari, Bremner e Nagy (1989), os
pacientes que possuem esta síndrome apresentam comprometimento na interação social, comunicação e comportamentos. Quando bebê, a criança mostra-se quieta, isolada, sem procurar o contato e a presença dos pais para confortar-se. À medida que estas crianças vão ficando mais velhas, fica evidente uma tendência ao isolamento. Isto ocorre devido às dificuldades para
conhecer e utilizar regras sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gray D.E. (1997). High functioning autistic children and the constuction of "nonnal family life". Soc. Sci. Med, 44 (8): 1097-1106.

Koegel L.K, Koegel R.L., Hurley C., Frea W.D. (1992). Improving social skills and disruptive behaviour in children with autism through selfmanagement. Journal Appl. Behaviour Anal, 25(2): 351-53.

Howlin P. (1993). Behavioural techniques to reduce self-injurious behaviour in children with autism. Acta-Paedopsyehiatry, 56 (2): 75-84. Schwartzman J.S. (1991). Síndrome de Asperger. Temas sobre desenvolvimento, 2: 19-21.

Szatmari P. (1991). Asperger's Syndrome:: diagnosis, treatment and outcome. Psychiatry Clinie North American, 14 (1): 81-93.

Szatmari P., Bremner R., Nagy 1.(1989). Asperger's Syndrome: a review of clinical features. Canadian Journal of Psychiatry, 34: 554-560.

Downloads

Publicado

1998-12-31

Como Citar

Fernandes, P. T. ., & Souza, E. A. P. de . (1998). Síndrome de Asperger: aspectos psicoterapêuticos. Estudos De Psicologia, 15(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5825