Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem

Autores

  • Shirley Martins de Macêdo PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Grupo, processo grupal, aprendizagem, instituição, poder

Resumo

Aprensentam-se teorizações sobre processo grupal de aprendizagem, enfocando o papel do facilitador enquanto mediador entre o grupo e o contexto social mais amplo. A partir de um processo vivido por um grupo de alunos, num curso de pós-graduação, numa instituição particular de ensino, procura-se compreender como as expectativas de papéis e as relações de poder estabelecidas entre o grupo e a instituição podem estar relacionadas com o processo de aprendizagem. Conclui-se, principalmente, que as relações de poder podem ter sido determinantes do processo dialético que ocorreu no grupo.

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Publicado

1998-12-31

Como Citar

Macêdo, S. M. de . (1998). Grupo e instituição: relações de poder na dialética de um processo grupal de aprendizagem. Estudos De Psicologia, 15(2). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5822