Experiência religiosa: busca de uma definição
Palavras-chave:
experiência religiosa, religião, magia, féResumo
Apresenta o estudo teórico, parte de uma pesquisa maior que visa descrever fenomenologicamente a experiência religiosa a partir de depoimentos pessoais. A experiência religiosa respeitável para o homem contemporâneo, seria aquela que não é vivida como uma defesa falaciosa face à fragmentação da experiência característica da época pós-moderna. Ela se apresenta como a consciência imediata de uma relação com o absolutamente transcendente, sem, contudo, que esse transcendente seja diretamente percebido em si mesmo. Ele é o polo oculto de uma relação que no entanto é vivida, e o é de uma forma intramundana. Essa experiência é de natureza tão radical que traz em seu bojo a possibilidade de uma resignificação do mundo. Deve ser entendida também como um processo onde sua própria compreensão vai evoluindo e se tornando mais adequada aos olhos do sujeito que a vivencia.
Downloads
Referências
Amatuzzi, Mauro m. (1996). A experiência religiosa: uma leitura de Martin Buber. Estudos de Psicologia, 13(3):63-70.
Amatuzzi, M.M.; Echeverria, D.F.; Brisola, E.B.; & Giovelli, L.N. (1996). Psicologia na Comunidade: uma experiência. Campinas, SP. Ed.Alínea.
Buber, Martin (1984). Eclipse de Diosestudios sobre las relaciones entre Religión y Filosofia. Buenos Aires, Nueva Visión (as conferências originais são de 1951).
Buber, M.(1991). Encontro - Fragmentos Autobiográficos. Petrópolis-RJ, Vozes.
Brugger, Walter (1987). Dicionário de Filosofia, organizado com a colaboração do corpo docente do colégio Berchmans de Pullach, Munique, e de outros professores. 4a.ed. da tradução portuguesa. São Paulo: EPU. (original alemão, 9a.ed., 1957).
Friedman, Maurice (1993). Encuentro en el desfiladerola vida de Martin Buber. Buenos Aires: Planeta. (Traduzido do original em inglês, copyright de 1991)
Helminiak, Daniel A.(1996). Scientific spirituality: the interface of Psychology and Theology. The International journal for the Psychology of Religion, 6(1): 1-19.
Mahfoud, Miguel (1997). Uma concepção fenomenológica de experiência religiosa. In: Salus (Associação para a Saúde, Núcleo Salus Paulista) (1997), A psicologia e o senso religioso: anais do seminário. Ribeirão Preto - SP, 14 e 15 de março, P.17-28.
Meslin, Michel (1993). A experiência humana do divino - fundamentos de uma antropologia religiosa. Petrópolis-RJ: Vozes. (Original francês, copyright de 1988)
Tomka, Miklós (1997). A fragmentação do mundo das experiências na época moderna. Concilium, 271(3):11-27 [387-403] .
Valentini, Vando (1997). O senso religioso na perspectiva de Luigi Giussani. In: Salus(Associação para a Saúde, Núcleo Salus Paulista) (1997), A psicologia e o senso religioso: anais do seminário. Ribeirão Preto - SP, 14 e 15 de março, P.59-66.
Vaz, Henrique de Lima (1986). Escritos de Filosofia: problemas de fronteira. S.Paulo, ed.Loyola.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mauro Martins Amatuzzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.