Produção de significados: uma proposta de metodologia fenomenológica

Autores

  • Ana Paula Chaves PUC-CAMPINAS
  • Viviane Mendonça PUC-CAMPINAS

Resumo

A pesquisa fenomenológica, a despeito de outros tipos de pesquisa, não parte de hipóteses pré-estabelecidas sobre o fenômeno a ser estudado, mas vai ao encontro da experiência vivida para extrair dela os significados que irão configurar produção de conhecimento acerca deste fenômeno. Para nós, esta produção de conhecimento apenas pode ser concebida na esfera da intersubjetividade, no movimento dialógico dos participantes da pesquisa visando uma transformação existencial, quer dizer, o aparecimento do novo (a fala original, assim como proposta por Merleau-Ponty na obra Fenomenologia da Percepção de 1967, (apud AMATUZZI, 1989). Este aparecimento do novo, por sua vez, irá transformar a realidade na qual estão inseridos os participantes da pesquisa.

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Referências

Amatuzzi, M. M.(1989) O Resgate da Fala Autêntica: filosofia da psicoterapia e da educação. São Paulo, Papirus, 1989.

Buber, M. (1974) Eu e Tu. São Paulo, Ed. Moraes. Buber, M. (1974) Do diálogo o e do diálogico. São Paulo: Perspectiva.

Fonseca, A. H. L.( 1989) Empatia e Dialogicidade. A tensão da diferença como condição de possibilidade da relação empática. Centro de Estudos de Psicologia e Psicoterapia Fenomenológico-Existencial Maceió, (texto não publicado).

La Puente, M. (1978) O Ensino Centrado no Estudante: renovação e crítica das teorias educacionais de Carl Rogers. São Paulo, Cortez & Moraes.

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Publicado

1997-12-31

Como Citar

Chaves, A. P. ., & Mendonça, V. . (1997). Produção de significados: uma proposta de metodologia fenomenológica. Estudos De Psicologia, 14(3). Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5811