A cultura acadêmica do sofrimento: será que isso existe?

Autores

Palavras-chave:

Psicologia educacional, Educação superior, Estresse psicológico.

Resumo

As práticas de ensino e pesquisa na Pós-Graduação têm sido entendidas como uma cultura acadêmica causadora de sofrimento. O objetivo deste artigo é apresentar uma compreensão do sofrimento vivido pelos alunos da Pós-Graduação a partir de uma perspectiva culturalista. Para isso, o texto problematiza o contexto da Pós-Graduação e apresenta axiomas da Psicologia Cultural Semiótica que fundamentam a análise dos processos psicológicos que ocorrem na relação do estudante com o meio acadêmico. A cultura acadêmica é entendida como o conjunto compartilhado de signos usados e construídos pelas pessoas na pós-graduação, as quais organizam seus mundos interno e externo, regulam as interações sociais e orientam as ações humanas. Desse modo, o sofrimento é um produto cultural da interação entre as forças canalizadoras da cultura acadêmica e as ações do estudante. Sugere-se que pesquisas futuras possam estudar empiricamente como os pós-graduandos criam uma síntese pessoal a partir da cultura acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, A., Jr., Sucupira, N., Salgado, C., Barreto Filho, J., Silva, M. R., Trigueiro, D., & Maciel, R. (2005). Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, 20(30), 162-173. https://doi.org/10.1590/S1413-24782005000300014

Branco, A., & Valsiner, J. (2010). Towards cultural psychology of affective processes: Semiotic regulation of dynamic fields. Estudios de Psicología, 31(3), 243-251. https://doi.org/10.1174/021093910793154411

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. (2017). Portaria nº 59, de 21 de março de 2017. Brasília: Capes. http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=240#anchor

Costa, E. G., & Nebel, L. (2018). O quanto vale a dor? Estudo sobre a saúde mental de estudantes de pós-graduação no Brasil. Polis (Santiago), 17(50), 207-227. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-65682018000200207

De Luca, R. P., Martino, M. L., & Freda, M. F. (2018). Modal articulation: the psychological and semiotic functions of modalities in the sensemaking process. Theory & Psychology, 28(1), 84-103. https://doi.org/10.1177%2F0959354317743580

Evans, T. M., Bira, L., Gastelum, J. B., Weiss, L. T., & Vanderford, N. L. (2018). Evidence for a mental health crisis in graduate education. Nature biotechnology, 36(3), 282. https://doi.org/10.1038/nbt.4089

Faro, A. (2013). Estresse e estressores na pós-graduação: estudo com mestrandos e doutorandos no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 29(1), 51-60. https://doi.org/10.1590/S0102-37722013000100007

Feilberg, C. (2019). In deep water: university students’ challenges in the processes of self-formation, survival or flight. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychological perspective (pp. 126-138). Abingdon: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315101095-8

Halbert, K. (2015). Students’ perceptions of a ‘quality’ advisory relationship. Quality in Higher Education, 21(1), 26-37. https://doi.org/10.1080/13538322.2015.1049439

Kernan, W., Bogart, J., & Wheat, M. E. (2011). Health-related barriers to learning among graduate students. Health Education, 111(5), 425-445. https://doi.org/10.1108/09654281111161248

Lemos, S. M. A., Gioda, F. R., Martinhago, F., Bueno, R. C., & Martínez-Hernáez, A. (2017). Pesquisadores brasileiros na pós-graduação de Antropologia Médica na Espanha: relato de experiência. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 21(60), 199-207. https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0962

Levecque, K., Anseel, F., Beuckelaer, A., Van der Heyden, J., & Gisle, L. (2017). Work organization and mental health problems in PhD students. Research Policy, 46(4), 868-879. https://doi.org/10.1016/j.respol.2017.02.008

Lima, J. O. G. D., & Leite, L. R. (2019). O estágio de docência como instrumento formativo do pós-graduando: um relato de experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 100(256), 753-768. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.3986

Madsen, T. (2021). Between frustration and education: transitioning students’ stress and coping through the lens of semiotic cultural psychology. Theory & Psychology, 31(1), 61-83. https://doi.org/10.1177/0959354320944496

Magalhães, A. M. S., & Real, G. C. M. (2020). A evasão no contexto da expansão da pós-graduação stricto sensu: uma discussão necessária. Perspectiva, 38(2), 1-18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62019

Marsico, G. (2018). The challenges of the schooling from cultural psychology of education. Integrative Psychological and Behavioural Sciences. 52(3), 474-489. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9454-6

Marsico, G., & Tateo, L. (2018). Introduction: the construct of educational self. In G. Marsico & L. Tateo (Eds.), The emergence of self in educational contexts: theoretical and empirical explorations (Vol. 8, pp. 1-14). Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-98602-9_1

Matthiesen, N., & Wegener, C. (2019). The discomfort of writing in academia. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychological perspective (pp. 112-125). Abingdon: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315101095-7

Noy, S., & Ray, R. (2012). Graduate students’ perceptions of their advisors: is there systematic disadvantage in mentorship? The Journal of Higher Education, 83(6), 876-914. https://doi.org/10.1080/00221546.2012.11777273

Pierce, C. S. (2005). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

Ressurreição, S. B., & Sampaio, S. M. R. (2018). The reconfiguration of the educational self in the context of higher education. In G. Marsico & L. Tateo (Eds.), The emergence of self in educational contexts: theoretical and empirical explorations (Vol. 8, pp. 61-77). Cham: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-98602-9_4

Ribeiro, I. J., Pereira, R., Freire, I. V., Oliveira, B. G., Casotti, C. A., & Boery, E. N. (2018). Stress and quality of life among university students: a systematic literature review. Health Professions Education, 4(2), 70-77. https://doi.org/10.1016/j.hpe.2017.03.002

Ross, K. H. (2019). Mental health 101: interpreting emotional distress for Canadian postsecondary students. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychological perspective (pp. 76-97). Abingdon: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315101095-5

Rummell, C. M. (2015). An exploratory study of psychology graduate student workload, health, and program satisfaction. Professional Psychology: Research and Practice, 46(6), 391. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/pro0000056

Santos, A. S., Perrone, C. M., & Dias, A. C. G. (2015). Adaptação à pós-graduação stricto sensu: uma revisão sistemática de literatura. Psico-USF, 20(1), 141-152. https://doi.org/10.1590/1413-82712015200113

Santos, M. M. S., Sampaio, J. M. F., Brito, F. E., Jr., Lima, J. C. C., Jr., Santos, S. M. S., Silva, S. M., ... Pereira, D. F. (2020).

Evaluation of stress levels and social profile of postgraduate healthcare students. Research, Society and Development, 9(8), e276985776. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5776

Savarese, G., Fasano, O., Pecoraro, N., Mollo, M., Carpinelli, L., & Cavallo, P. (2019a). Counseling for university students. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychology perspective (pp. 98-111) Abingdon: Routledge. https://doi.org/ 10.4324/9781315101095-6

Savarese, G., Iannaccone, A., Mollo, M., Fasano, O., Pecoraro, N., Carpinelli, L., & Cavallo, P. (2019b). Academic performance-related stress levels and reflective awareness: the role of the elicitation approach in an Italian University’s

psychological counselling. British Journal of Guidance & Counselling, 47(5), 569-578. https://doi.org/10.1080/03069885.2019.1600188

Skúoy, P. H. Ú., Madsen, T., & Tateo, L. (2019). “I see stress in many places around me, but as such, I’m over it”: understanding psycho-cultural dimensions of university students’ experiences. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychological perspective (pp. 146-170). Abingdon: Routledge. https:// doi.org/10.4324/9781315101095-10

Stetsenko, A. P. (2020). Critical challenges in cultural-historical activity theory: the urgency of agency. Cultural-Historical Psychology, 16(2), 5-18. https://doi:10.17759/chp.2020160202

Szulevicz, T., Kure, L. K., & Løkken, L. O. (2019). Stress - between welfare and competition. In L. Tateo (Ed.), Educational dilemmas: a cultural psychological perspective (pp. 41-55). Abingdon: Routledge. https://doi.org/10.4324/9781315101095-3

Valsiner, J. (2014). An invitation to cultural psychology. London: Sage Publications.

Valsiner, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed.

Valsiner, J. (2020). Where occidental science went wrong: failing to see systemic unity in diversity. Psychology and Developing Societies, 32(1), 7-14. https://doi.org/10.1177%2F0971333620903880

Valsiner, J., Marsico, G., Chaudhary, N., Sato, T. & Dazzani, V. (2016). Psychology as a Science of Human Being: the Yokohama Manifesto. Annals of Theoretical Psychology, 13, Geneve: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-21094-0

Publicado

2022-03-23

Como Citar

SILVA, A. S. P., & MARSICO, G. (2022). A cultura acadêmica do sofrimento: será que isso existe?. Estudos De Psicologia, 39, 1–9. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5742

Edição

Seção

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO