Percepções de mudança organizacional por ações de treinamento

revisão sistemática da literatura

Autores

Palavras-chave:

Treinamento a distância, Mudança organizacional, Revisão sistemática, Treinamento, Avaliação de treinamento

Resumo

Objetivo
A revisão sistemática apresentada neste estudo teve como objetivo investigar as ações educacionais que impactaram nas mudanças organizacionais e seus resultados.

Método
A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: Web of Science, Scopus, ProQuest, Education Resources Information Center, PsycINFO, Scientific Electronic Library Online, além dos bancos de dissertações e teses da Universidade de São Paulo e Universidade de Brasília considerando os trabalhos publicados entre 1999 e 2019.

Resultados
Dos artigos encontrados, 24 atenderam aos critérios de inclusão. Melhorias positivas autorrelatadas no trabalho em equipe; aumento da satisfação no trabalho; disposição para assumir papel de liderança, motivação para o trabalho e mudança no clima organizacional foram alguns dos resultados encontrados.

Conclusão
Embora exista uma extensa literatura sobre mudança organizacional, lacunas teóricas, metodológicas e empíricas sobre o tema ainda existem e precisam ser exploradas. A revisão identificou os principais resultados percebidos pelas ações de treinamento nas organizações, bem como o impacto dessas ações nas mudanças organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, R. B. N. M. (2019). Formação e qualificação de professores da rede estadual de ensino: efetividade de ações educacionais a distância [Tese de doutorado não-publicada]. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Antonietti, R. (2016). From outsourcing to productivity, passing through training: micro econometric evidence from Italy. Industry and Innovation, 23(5), 407-425.

Araujo, M. C. D. S. Q. D., Abbad, G. D. S., & Freitas, T. R. D. (2019). Evaluation of learning, reaction and impact of corporate training at work. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35, e35511. https://doi.org/10.1590/0102.3772e35511

Austin, M. S., & Harkins, D. A. (2008). Assessing change: can organizational learning “work” for schools? The Learning Organization, 15(2), 105-125.

Bell, B. S., Tannenbaum, S. I., Ford, J. K., Noe, R. A., & Kraiger, K. (2017). 100 years of training and development research: what we know and where we should go. Journal of Applied Psychology, 102(3), 305-323. http://dx.doi.org/10.1037/apl0000142

Blaga, P., & Gabor, M. R. (2016). Evaluation of the e-learning program impact over organizations in the romanian pharmaceutical industry. Indian Journal of Pharmaceutical Education and Research, 50(4), 517-529. https://doi.org/10.5530/ijper.50.4.3

Borges-Andrade, J. E., & Abbad, G. (1996) Treinamento e desenvolvimento: reflexões sobre suas pesquisas científicas. RAUSP – Revista de Administração, 31(2), 112-125.

Chang, Y.-H. E. (2010). An empirical study of kirkpatrick’s evaluation model in the hospitality industry [Doctoral dissertation, Florida International University]. https://digitalcommons.fiu.edu/etd/325

Čudanov, M., Savoiu, G., & Jaško, O. (2012). Usage of technology enhanced learning tools and organizational change perception. ComSIS, 9(1), 285-302.

Damasceno, S. M. S. (2007). Construção de um modelo lógico para avaliação de um treinamento nos níveis de mudança organizacional e valor final [Dissertação de mestrado não-publicada]. Universidade de Brasília.

Daniels, J., Farquhar, C., Nathanson, N., Mashalla, Y., Petracca, F., Desmond, M., Green, W., Davies, L., O’Malley, G., Afya Bora Consortium Working Group Members, & Afya Bora Consortium Working Group Members. (2014). Training tomorrow’s global health leaders: applying a transtheoretical model to identify behavior change stages within an intervention for health leadership development. Global Health Promotion, 21(4), 24-34.

Davila, E. P., Suleiman, Z., Mghamba, J., Rolle, I., Ahluwalia, I., Mmbuji, P., de Courten, M., Bader, A., Zahniser, S. C., Krag, M., & Jarrar, B. (2015). Non-communicable disease training for public health workers in low- and middleincome countries: lessons learned from a pilot training in Tanzania. International Health, 7(5), 339-347.

Freitas, I. A., & Mourão, L. (2012) Medidas de Impacto de TD&E: o nível da mudança organizacional. In G. Abbad, L. Mourão, P. P. M. Meneses, T. Zerbini, J. E. Borges-Andrade, & R. Vilas-Boas (Orgs.), Medidas de avaliação em treinamento, desenvolvimento e educação: ferramentas para gestão de pessoas (pp. 163-176). Artmed.

Gilburt, H., Slade, M., Bird, V., Oduola, S., & Craig, T. K. (2013). Promoting recovery-oriented practice in mental health services: a quasi-experimental mixed-methods study. BMC Psychiatry, 13, 167. https://doi.org/10.1186/1471-244X-13-167

Hamblin, A. C. (1978). Avaliação e controle do treinamento. McGraw-Hill do Brasil.

Kirkpatrick, D. L. (1976). Evaluation of training. In R. L. Craig (Org.), Training and development handbook (pp. 1-18). McGraw-Hill.

Lange, S., & Rowold, J (2019). Mindful leadership: evaluation of a mindfulness-based leader intervention. Gruppe. Interaktion. Organisation. Zeitschrift für Angewandte Organisationspsychologie (GIO), 50(3), 319-335. https://doi.org/10.1007/s11612-019-00482-0

Latham, G. P. (1988). Human resource training and development. Annual Review of Psychology, 39, 545-582. https://doi.org/10.1146/annurev.ps.39.020188.002553

MacPhail, A., Young, C., & Ibrahim, J. E. (2015). Workplace-based clinical leadership training increases willingness to lead: appraisal using multisource feedback of a clinical leadership program in regional Victoria, Australia. Leadership in Health Services (Bradford, England), 28(2), 100-118. https://doi.org/10.1108/LHS-01-2014-0002

Massenberg, A. C., Schulte, E. M., & Kauffeld, S. (2017). Never too early: learning transfer system factors affecting motivation to transfer before and after training programs. Human Resource Development Quarterly, 28(1), 55-85. https://doi.org/10.1002/hrdq.21256

Meneses, P. P. M. (2007). Avaliação de um curso de desenvolvimento regional sustentável no nível de resultado: a contribuição dos modelos lógicos e do método quase-experimental [Tese de doutorado não-publicada]. Universidade de Brasília.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). The PRISMA Group PRISMA 2009 flow diagram. Plos Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed1000097

Moffatt-Bruce, S. D., Hefner, J. L., Mekhjian, H., McAlearney, J. S., Latimer, T., Ellison, C., & McAlearney, A. S. (2017). What is the return on investment for implementation of a crew resource management program at an academic medical center? American Journal of Medical Quality, 32(1), 5-11. https://doi.org/10.1177/1062860615608938

Mourão, L., & Borges-Andrade, J. E. (2005) Avaliação de programas públicos de treinamento: um estudo sobre o impacto no trabalho e na geração de emprego. Organizações & Sociedade, 12(33), 13-38.

Nielsen, K., Randall, R., & Christensen, K. B. (2010). Does training managers enhance the effects of implementing team-working? A longitudinal, mixed methods field study. Human Relations, 63(11), 1719-1742.

Pantoja, M. J., & Borges-Andrade, J. E. (2009). Estratégias de aprendizagem no trabalho em diferentes ocupações profissionais. RAC-Eletrônica, 3(1), 41-62.

Picchi, T. C. (2010). Educação corporativa: ajuste com sistemas de gestão de pessoas e resultados de treinamento nos níveis individual e organizacional [Tese de doutorado não-publicada]. Universidade de Brasília.

Pilati, R. (2004). Modelo de efetividade do treinamento no trabalho: aspectos dos treinandos e moderação do tipo de treinamento [Tese de doutorado não-publicada]. Universidade de Brasília.

Potworowskia, G., & Greenb, L. A. (2016). Training change agents in CTA to bring health care transformation to scale: the case of primary care practice facilitators. Journal of Cognitive Engineering and Decision Making, 10(4), 328-349. https://doi.org/10.1177/1555343416657237

Rose, O., & Pollitt, D. (2014). Touch transforms the culture at HC-One: new business deals with legacy of poor management and damaged morale. Human Resource Management International Digest, 22(2), 11-14.

Salas, E., Tannenbaum, S. I., Kraiger, K., & Smith-Jentsch, K. A. (2012). The science of training and development in organizations: what matters in practice. Psychological Science in the Public Interest, 13(2), 74-101.

Scorsolini-Comin, F., Inocente, D. F., & Miura, I. K. (2012). Avaliação de um programa de treinamento corporativo: em busca da mudança organizacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(1), 75-86.

Sekyia, S. R., & Luz, T. R. (2010). Mudança organizacional implantação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Revista Ciência & Saúde Coletiva, 15, 1263-1273.

Skogan, W. G., Craen, M. V., & Hennessy, C. (2014). Training police for procedural justice. Journal of Experimental Criminology, 11, 319-334.

Veloso-Besio, C. B., Cuadra-Peralta, A., Gil-Rodríguez, F., Ponce-Correa, F., & Söberg-Tapia, O. (2019). Effectiveness of training, based on positive psychology and socialskills, applied to supervisors, to face resistance to organizational change. Journal of Organizational Change Management, 32(2), 251-265

White, M. C., Peterschmidt, J., Callahan, J., Fitzgerald, J. E., & Close, K. L. (2017). Interval follow up of a 4-day pilot program to implement the WHO surgical safety checklist at a Congolese hospital. Globalization and Health, 13(42), 1-9.

Wilkinson, S. A., Hills, A. P., Street, S. J., & Hinchliffe, F. (2016). Making sense of evidence: using research training to promote organisational change. Police Practice and Research, 20(5), 511-529.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Mello, C. G., & Zerbini, T. (2025). Percepções de mudança organizacional por ações de treinamento: revisão sistemática da literatura. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/17265

Edição

Seção

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO