Associação científica e o fortalecimento da profissão

estudo de caso da ABRAPEE

Autores

  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Faculdade de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Palavras-chave:

Psicologia crítica, História da ABRAPEE, História da psicologia, Psicologia escolar, Mudança social

Resumo

Objetivo
O presente artigo resume resultados de um estudo financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq), que visou discutir a relação entre as associações cientificas e o fortalecimento da profissão em Psicologia, tomando como foco o caso da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Pretende retomar a história da constituição da área de Psicologia Escolar no Brasil e a criação da ABRAPEE.

Método
A pesquisa realizada analisou a produção científica da área, os documentos da associação e sua revista e este artigo sintetizou seus principais resultados.
Resultados
Desde sua criação a ABRAPEE fortaleceu a área no país realizando eventos científicos com regularidade e criando uma revista específica para divulgação dos temas da área. A ABRAPEE surge no programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas por ocasião do primeiro congresso nacional de psicologia escolar no Brasil.
Conclusão
O campo da educação é um espaço de trabalho de profissionais da psicologia ainda incipiente no Brasil, especialmente quando se considera a ênfase na formação básica e na atuação regulamentada, mesmo com a aprovação da Lei nº 13935/2019. Por esta razão, a ABRAPEE tem uma especial importância, ela foi criada para que a área da Psicologia Escolar pudesse ser, no país, uma realidade a serviço do processo de desenvolvimento de crianças e adolescentes, que frequentam as escolas públicas, seus educadores e famílias.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Guzzo, R. S. L. (2025). Associação científica e o fortalecimento da profissão: estudo de caso da ABRAPEE. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/16046

Edição

Seção

PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

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