Evidências de validade da Escala de Responsividade e Exigência Infantojuvenil (EREP-inf)
Palavras-chave:
Adolescentes, Crianças, Parentalidade, PsicometriaResumo
Objetivo
Adaptação psicométrica do instrumento Escala de Responsividade e Exigência Parental para o autorrelato da faixa etária entre 8 e 13 anos.
Método
Na etapa 1, o instrumento original (destinado para adolescentes acima de 14 anos) foi testado com 60 participantes (entre 8 e 13 anos) para adaptação de conteúdo. Após, a versão adaptada foi avaliada por oito grupos focais e oito juízes experts. Na sequência, para busca de evidência de validade baseada em estrutura interna e estimativa de precisão, a escala foi aplicada em 287 participantes.
Resultados
A estrutura teórica da escala se manteve em duas dimensões (exigência e responsividade), apresentando ômega de McDonald com valores satisfatórios (responsividade: 0,91 materna e 0,92 paterna; exigência: 0,78 e 0,87, respectivamente).
Conclusão
A versão final da escala manteve 20 itens, sendo 13 de responsividade e sete de exigência. Não houve diferenças entre as dimensões percebidas por meninos e meninas. Discute-se a atualidade das representações comportamentais que definem exigência e responsividade.
Downloads
Referências
Baumrind, D. (1966). Effects of authoritative parental control on child behavior. Child Development, 37(4), 887-907. https://doi.org/10.2307/1126611
Bolsoni-Silva, A. T., & Loureiro, S. R. (2019). Práticas parentais: conjugalidade, depressão materna, comportamento das crianças e variáveis demográficas. Psico-USF, 24(1), 69-83. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240106
Borsa, J. C., Lins, M. R. C., & Rosa, H. L. R. S. (2022). Dicionário de avaliação psicológica. Vetor Editora.
Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research (2nd ed.). Guilford Press.
Cassepp-Borges, V., Balbinotti, M. A. A., & Teodoro, M. L. M. (2010). Tradução e validação de conteúdo: uma proposta para a adaptação de instrumentos. In L. Pasquali (Org.), Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas (pp. 506-520). Artmed Editora SA.
Chora, M., Monteiro, L., Ramos, M., & Amaral, R. (2019). Um olhar sobre o papel do pai na compreensão emocional das crianças: os estilos parentais e práticas de socialização das emoções negativas. Psicologia, 33(1), 19-32. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v33i1.1372
Cid, M. F. B., Matsukura, T. S., & Cia, F. (2015). Relações entre a saúde mental de estudantes do ensino fundamental e as práticas e estilos parentais. Mundo Saúde, 4(39), 504-513. https://doi.org/10.15343/0104-7809.20153904504513
Conselho Federal de Psicologia. (2022). Resolução nº 31, de 15 de dezembro de 2022. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos - SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CFP. https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-31-2022-estabelece-diretrizespara-a-realizacao-de-avaliacao-psicologica-no-exercicio-profissional-da-psicologa-e-do-psicologoregulamenta-o-sistema-de-avaliacao-de-testes-psicologicos-satepsi-e-revoga-a-resolucao-cfpno-09-2018?origin=instituicao
Costa, F. T. D., Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (2000). Responsividade e exigência: duas escalas para avaliar estilos parentais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13(3), 465-473. https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000300014
Costello, A. B., & Osborne, J. (2005) Best practices in exploratory factor analysis: four recommendations for getting the most from your analysis. Practical Assessment, Research, and Evaluation, 10(7). https://doi.org/10.7275/jyj1-4868
Galindo, E. M. C., & Carvalho, A. M. P. (2018). Validação da versão adaptada do parent perception inventory-PPI em crianças brasileiras de 7 a 12 anos. Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 20(2), 164-178. https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11602
Garcia, F., Serra, E., Garcia, O. F., Martinez, I., & Cruise, E. (2019). A third emerging stage for the current digital society? Optimal parenting styles in Spain, the United States, Germany, and Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, 16(13), 2333. https://doi.org/10.3390/ijerph16132333
Gong, X., & Carano, K. T. (2021). Parenting Styles and intrusive parenting. In S. Hupp & J. Jewell (Eds.), The encyclopedia of child and adolescent development (pp. 1-10). John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781119171492.wecad205
González-Blanch, C., Medrano, L. A., Muñoz-Navarro, R., Ruíz-Rodríguez, P., Moriana, J. A., Limonero, J. T., Schmitz, F., & Cano-Vindel, A. (2018). Factor structure and measurement invariance across various demographic groups and over time for the PHQ-9 in primary care patients in Spain. Plos One, 13(2), e0193356. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0193356
Lamborn, S. D., Mounts, N. S., Steinberg, L., & Dornbusch, S. M. (1991). Patterns of competence and adjustment among adolescents from authoritative, authoritarian, indulgent, and neglectful families. Child Development, 62(5), 1049-1065. https://doi.org/10.2307/1131151
Lawrenz, P., Zeni, L. C., Arnoud, T. C. J., Foschiera, L. N., & Habigzang, L. F. (2020). Estilos, práticas ou habilidades parentais: como diferenciá-los? Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 16(1), 2-9. https://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200002
Macarini, S. M., Martins, G. D. F., Maria de Fátima, J. M., & Vieira, M. L. (2010). Práticas parentais: uma revisão da literatura brasileira. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 62(1), 119-134. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809- 52672010000100013&lng=pt&tlng=pt
MacCoby, E., & Martin, J. (1983). Socialization in the context of the family: parent-child interaction. In E. M. Hetherington & P. H. Mussen (Eds.), Handbook of child psychology: socialization, personality, and social development (4th ed., Vol. 4, pp. 1-101). John Wiley & Sons.
Martinez, I., Garcia, F., Veiga, F., Garcia, O. F., Rodrigues, Y., & Serra, E. (2020). Parenting styles, internalization of values and self-esteem: a cross-cultural study in Spain, Portugal and Brazil. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2370. https://doi.org/10.3390/ijerph17072370
Méndez, J. H. M., Sánchez, J. P. E., & Becerra, M. I. G. (2020). Role of parenting styles in internalizing, externalizing, and adjustment problems in children. Salud Mental, 43(2), 73-84. https://doi.org/10.17711/SM.0185-3325.2020.011
Oliveira, C. M., Mendonça, E. J., Marasca, A. R., Bandeira, D. R., & Giacomoni, C. H. (2019). Escala multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças: revisão e normas. Avaliação Psicológica, 18(1), 31-40. http://dx.doi.org/10.15689/ap.2019.1801.15492.04
Pinquart, M., & Gerke, D. C. (2019). Associations of parenting styles with self-esteem in children and adolescents: a meta-analysis. Journal of Child and Family Studies, 28(8), 2017-2035. https://doi.org/10.1007/s10826-019-01417-5
Sebastião, A. S. P., Rodrigues, A. P. C. S., Pizeta, F. A., & Loureiro, S. R. (2020). Intact Nuclear Families: associations between parental styles and school children’s behavior. Psico-USF, 25(1), 115-126. https://doi.org/10.1590/1413-82712020250110
Silva, M. F., & Roazzi, A. (2021). “Você está de castigo!”: Relação entre os estilos parentais de mães de crianças em idade escolar e variáveis sociodemográficas. In S. A. N. Mascarenhas & V. F. Pinto (Eds.), Ensino, cidadania e inclusão: ecos do século XXI (pp. 299-316). Alexa Cultural e EDUA.
Teixeira, M. A. P., Bardagi, M. P., & Gomes, W. B. (2004). Refinamento de um instrumento para avaliar responsividade e exigência parental percebidas na adolescência. Avaliação Psicológica, 3(1), 1-12. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-04712004000100001&lng=pt&tlng=pt
Veronez, L. F., Valentini, F., Reppold, C. T., & Pacheco, J. T. B. (2021). Estudos psicométricos da versão brasileira da Interpersonal Mindfulness in Parenting Scale (IMP). Psico-USF, 26, 369-380. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260214
Wang, J., & Wang, X. (2019). Structural equation modeling: applications using Mplus (2nd ed.). John Wiley & Sons.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Simões Tocchetto, Luiza Santos D’Azevedo, Cristian Zanon, Cristiane Bundchen, Victória Machado Albuquerque, Ana Paula Porto Noronha, Caroline Tozzi Reppold

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.