Evidências de validade da Escala de Responsividade e Exigência Infantojuvenil (EREP-inf)

Autores

  • Bruna Simões Tocchetto Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica. https://orcid.org/0000-0001-9141-8370
  • Luiza Santos D’Azevedo Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica. https://orcid.org/0000-0002-2176-4515
  • Cristian Zanon Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia, Núcleo de Psicometria. https://orcid.org/0000-0003-3822-5275
  • Cristiane Bundchen Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Núcleo de Apoio à Pesquisa. https://orcid.org/0000-0003-1132-605X
  • Victória Machado Albuquerque Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica. https://orcid.org/0000-0001-5843-9700
  • Ana Paula Porto Noronha Universidade São Francisco, Laboratório de Avaliação de Características Positivas (LabC+), Pós-Graduação em Psicologia. https://orcid.org/0000-0001-6821-0299
  • Caroline Tozzi Reppold Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica; Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica. https://orcid.org/0000-0002-0236-2553

Palavras-chave:

Adolescentes, Crianças, Parentalidade, Psicometria

Resumo

Objetivo
Adaptação psicométrica do instrumento Escala de Responsividade e Exigência Parental para o autorrelato da faixa etária entre 8 e 13 anos.
Método
Na etapa 1, o instrumento original (destinado para adolescentes acima de 14 anos) foi testado com 60 participantes (entre 8 e 13 anos) para adaptação de conteúdo. Após, a versão adaptada foi avaliada por oito grupos focais e oito juízes experts. Na sequência, para busca de evidência de validade baseada em estrutura interna e estimativa de precisão, a escala foi aplicada em 287 participantes.
Resultados
A estrutura teórica da escala se manteve em duas dimensões (exigência e responsividade), apresentando ômega de McDonald com valores satisfatórios (responsividade: 0,91 materna e 0,92 paterna; exigência: 0,78 e 0,87, respectivamente).
Conclusão
A versão final da escala manteve 20 itens, sendo 13 de responsividade e sete de exigência. Não houve diferenças entre as dimensões percebidas por meninos e meninas. Discute-se a atualidade das representações comportamentais que definem exigência e responsividade.

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Publicado

2025-06-02

Como Citar

Tocchetto, B. S., D’Azevedo, L. S., Zanon, C., Bundchen, C., Albuquerque, V. M., Noronha, A. P. P., & Reppold, C. T. (2025). Evidências de validade da Escala de Responsividade e Exigência Infantojuvenil (EREP-inf). Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/16045

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

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