Como paixão e personalidade impactam no ranking de jogadores da League of Legends

Autores

Palavras-chave:

Passion, Personalidade, Psicologia do esporte, Jogos de vídeo

Resumo

Objetivo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os fatores de personalidade e a paixão pelo ato de jogar impactam na melhora ou piora do desempenho em jogadores de League of Legends.
Método
Participaram da pesquisa 335 jogadores, maiores de 18 anos, que responderam a um questionário online contendo perguntas relativas ao perfil do jogador, além dos instrumentos Marcadores Reduzidos de Personalidade (MR-25) e Escala de Paixão pela atividade. Para a análise dos resultados, utilizou-se análises correlacionais e regressão linear múltipla.

Resultados
Os resultados das correlações indicaram associações positivas entre critério de paixão, paixão harmoniosa, conscienciosidade e socialização com desempenho e negativa deste com neuroticismo entre as temporadas 8 e 10.
Conclusão
A análise de regressão linear múltipla resultou na construção de um modelo capaz de explicar 22,6% da variância no desempenho entre temporadas e que consolidou socialização e neuroticismo como elementos importantes para o desempenho, assim como a paixão pelo jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Allen, M. S., Greenlees, I., & Jones, M. (2011). An Investigation of the five-factor model of personality and coping behaviour in sport. Journal of Sports Sciences, 29(8), 841-850. https://doi.org/10.1080/02640414.2011.565064

Bertran, E., & Chamarro. (2016). Videogamers of league of legends: the role of passion in abusive use and in performance videojugadores del league of legends: el papel de la pasión en el uso abusivo y en el rendimiento. Adicciones, 28(1), 28-34. https://doi.org/10.20882/adicciones.787

Cid, L., Silva, A., Monteiro, D., Louro, H., & Moutão, H. (2016). Paixão, motivação e rendimento dos atletas de natação. Revista Iberoamerica de Psicología del Ejercício y el Deporte, 11(1), 53-58. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311143051006

Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. L. T. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Bookman.

Hauck Filho, N., Machado, W. L., Teixeira, M. A. P., & Bandeira, D. R. (2012). Evidências de validade de marcadores reduzidos de personalidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(4), 417-423. https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000400007

Helsen, W. F., Starkes, J. L., & Hodges, N. J. (1998). Team sports and the theory of deliberate practice. Journal of Sport & Exercise Psychology, 20, 12-34. https://doi.org/10.1123/jsep.20.1.12

Jones, C. M., Scholes, L., Johnson, D., Katsikitis, M., & Carras, M. C. (2014) Gaming well: links between videogames and flourishing mental health. Frontiers of Psychology, 5, 260. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.00260

Li, X., Huang, L., Li, B., Wang, H., & Han, C. (2020). Time for a true display of skill: top players in league of legends have better executive control. Acta Psychologica, 204, e103007. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2020.103007

Machado, W. L., Hauck Filho, N., Teixeira, M. A. P., & Bandeira, D. R. (2014). Análise de teoria de resposta ao item de marcadores reduzidos da personalidade. Psico, 45(4), 551-558. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.4.13138

Matuszewski, P., Dobrowolski, P., & Zawadzki, B. (2020). The association between personality traits and esports performance. Frontiers in Psychology, 11, 1-5. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01490

Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. A. (2018a). Exploring player experience in ranked League of Legends. Behaviour & Information Technology, 37(12), 1224-1236. https://doi.org/10.1080/0144929X.2018.1492631

Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. S. (2018b). MOBA games: a literature review. Entertainment Computing, 26, 128-138. https://doi.org/10.1016/j.entcom.2018.02.005

Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. A. (2018c).Player-centric networks in League of Legends. Social Networks, 55, 149-159. https://doi.org/10.1016/j.socnet.2018.06.002

Peixoto, E. M., Nakano,T. C., Castillo, R. A., Oliveira, L. P., & Balbinotti, M. A. A. (2019). Passion scale: psychometric properties and factorial invariance via Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM). Paideia, 29, e2911. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2911

Pereira, R. (2018). Associações entre personalidade e coping na qualidade de vida em jogadores profissionais de League of Legends no Brasil [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal de Santa Catarina.

Sapienza, A., Zeng, Y., Bessi, A., Lerman, K., & Ferrara, E. (2018). Individual performance in team-based online games. Royal Society Open Science, 5(6), 1-14. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.180329

Steca, P., Baretta, D., Greco, A., D’Addario, M., & Monzani, D. (2018). Associations between personality, sports participation and athletic success: a comparison of big five in sporting and non-sporting adults. Personality and Individual Differences, 121, 176-183. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2017.09.040

Vallerand, R. J. (2015). The psychology of passion: adualistic model. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199777600.001.0001

Vallerand, R. J., Mageau, G. A., Elliot, A., J., Dumais, A., Demers, M. A., & Rousseau, F. (2008). Passion and performance attainment in sport. Psychology of Sport and Exercise, 9(3), 373-392. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.05.003

Vallerand, R. J., Mageau, G. A., Ratelle, C., Léonard, M., Blanchard, C., Koestner, R., Gagné, M., & Marsolais, J. (2003). Les passions de 1’âme: on obsessive and harmonious passion”. Journal of Personality and Social Psychology, 85(4), 756-767. https://doi.org/10.1037/0022-3514.85.4.756

Vallerand, R. J., Rousseau, F., Grouzet, F. M. E., Dumais, A., Grenier, S., & Blanchard, C. M. (2006). Passion in sport: a look at determinants and affective experiences. Journal of Sport and Exercise Psychology, 28(4), 454-478. https://doi.org/10.1123/jsep.28.4.454

Downloads

Publicado

2025-06-02

Como Citar

Pacheco, Álysson O., & Vasconcellos, S. J. L. (2025). Como paixão e personalidade impactam no ranking de jogadores da League of Legends. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/16042

Edição

Seção

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)