Como paixão e personalidade impactam no ranking de jogadores da League of Legends
Palavras-chave:
Passion, Personalidade, Psicologia do esporte, Jogos de vídeoResumo
Objetivo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar como os fatores de personalidade e a paixão pelo ato de jogar impactam na melhora ou piora do desempenho em jogadores de League of Legends.
Método
Participaram da pesquisa 335 jogadores, maiores de 18 anos, que responderam a um questionário online contendo perguntas relativas ao perfil do jogador, além dos instrumentos Marcadores Reduzidos de Personalidade (MR-25) e Escala de Paixão pela atividade. Para a análise dos resultados, utilizou-se análises correlacionais e regressão linear múltipla.
Resultados
Os resultados das correlações indicaram associações positivas entre critério de paixão, paixão harmoniosa, conscienciosidade e socialização com desempenho e negativa deste com neuroticismo entre as temporadas 8 e 10.
Conclusão
A análise de regressão linear múltipla resultou na construção de um modelo capaz de explicar 22,6% da variância no desempenho entre temporadas e que consolidou socialização e neuroticismo como elementos importantes para o desempenho, assim como a paixão pelo jogo.
Downloads
Referências
Allen, M. S., Greenlees, I., & Jones, M. (2011). An Investigation of the five-factor model of personality and coping behaviour in sport. Journal of Sports Sciences, 29(8), 841-850. https://doi.org/10.1080/02640414.2011.565064
Bertran, E., & Chamarro. (2016). Videogamers of league of legends: the role of passion in abusive use and in performance videojugadores del league of legends: el papel de la pasión en el uso abusivo y en el rendimiento. Adicciones, 28(1), 28-34. https://doi.org/10.20882/adicciones.787
Cid, L., Silva, A., Monteiro, D., Louro, H., & Moutão, H. (2016). Paixão, motivação e rendimento dos atletas de natação. Revista Iberoamerica de Psicología del Ejercício y el Deporte, 11(1), 53-58. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=311143051006
Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., & Anderson, R. L. T. (2009). Análise multivariada de dados (6th ed.). Bookman.
Hauck Filho, N., Machado, W. L., Teixeira, M. A. P., & Bandeira, D. R. (2012). Evidências de validade de marcadores reduzidos de personalidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 28(4), 417-423. https://doi.org/10.1590/S0102-37722012000400007
Helsen, W. F., Starkes, J. L., & Hodges, N. J. (1998). Team sports and the theory of deliberate practice. Journal of Sport & Exercise Psychology, 20, 12-34. https://doi.org/10.1123/jsep.20.1.12
Jones, C. M., Scholes, L., Johnson, D., Katsikitis, M., & Carras, M. C. (2014) Gaming well: links between videogames and flourishing mental health. Frontiers of Psychology, 5, 260. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.00260
Li, X., Huang, L., Li, B., Wang, H., & Han, C. (2020). Time for a true display of skill: top players in league of legends have better executive control. Acta Psychologica, 204, e103007. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2020.103007
Machado, W. L., Hauck Filho, N., Teixeira, M. A. P., & Bandeira, D. R. (2014). Análise de teoria de resposta ao item de marcadores reduzidos da personalidade. Psico, 45(4), 551-558. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.4.13138
Matuszewski, P., Dobrowolski, P., & Zawadzki, B. (2020). The association between personality traits and esports performance. Frontiers in Psychology, 11, 1-5. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01490
Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. A. (2018a). Exploring player experience in ranked League of Legends. Behaviour & Information Technology, 37(12), 1224-1236. https://doi.org/10.1080/0144929X.2018.1492631
Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. S. (2018b). MOBA games: a literature review. Entertainment Computing, 26, 128-138. https://doi.org/10.1016/j.entcom.2018.02.005
Mora-Cantallops, M., & Sicilia, M. A. (2018c).Player-centric networks in League of Legends. Social Networks, 55, 149-159. https://doi.org/10.1016/j.socnet.2018.06.002
Peixoto, E. M., Nakano,T. C., Castillo, R. A., Oliveira, L. P., & Balbinotti, M. A. A. (2019). Passion scale: psychometric properties and factorial invariance via Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM). Paideia, 29, e2911. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2911
Pereira, R. (2018). Associações entre personalidade e coping na qualidade de vida em jogadores profissionais de League of Legends no Brasil [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal de Santa Catarina.
Sapienza, A., Zeng, Y., Bessi, A., Lerman, K., & Ferrara, E. (2018). Individual performance in team-based online games. Royal Society Open Science, 5(6), 1-14. http://dx.doi.org/10.1098/rsos.180329
Steca, P., Baretta, D., Greco, A., D’Addario, M., & Monzani, D. (2018). Associations between personality, sports participation and athletic success: a comparison of big five in sporting and non-sporting adults. Personality and Individual Differences, 121, 176-183. http://dx.doi.org/10.1016/j.paid.2017.09.040
Vallerand, R. J. (2015). The psychology of passion: adualistic model. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199777600.001.0001
Vallerand, R. J., Mageau, G. A., Elliot, A., J., Dumais, A., Demers, M. A., & Rousseau, F. (2008). Passion and performance attainment in sport. Psychology of Sport and Exercise, 9(3), 373-392. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2007.05.003
Vallerand, R. J., Mageau, G. A., Ratelle, C., Léonard, M., Blanchard, C., Koestner, R., Gagné, M., & Marsolais, J. (2003). Les passions de 1’âme: on obsessive and harmonious passion”. Journal of Personality and Social Psychology, 85(4), 756-767. https://doi.org/10.1037/0022-3514.85.4.756
Vallerand, R. J., Rousseau, F., Grouzet, F. M. E., Dumais, A., Grenier, S., & Blanchard, C. M. (2006). Passion in sport: a look at determinants and affective experiences. Journal of Sport and Exercise Psychology, 28(4), 454-478. https://doi.org/10.1123/jsep.28.4.454
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Álysson Oliveira Pacheco, Sílvio José Lemos Vasconcellos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.