Quando usar objetos não é suficiente
análise microgenética de uma situação educativa na escola infantil
Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Função executivaResumo
Objetivo
O estudo investiga como a ação intencional da professora a partir do uso de objetos por crianças de 2 a 3 anos em situações educativas favorece a emergência de indicadores relacionados com as funções executivas.
Método
Foram analisados vídeos de situações educativas conduzidas por uma professora com 12 crianças em uma escola pública. A análise concentrou-se em uma tarefa semiestruturada realizada após a leitura compartilhada de um livro infantil, com o intuito de observar as intervenções da professora, os usos dos objetos e as ações das crianças.
Resultados
Os resultados indicam que a professora realizou intervenções que pareciam restringir as dinâmicas semióticas envolvendo o uso dos livros, com pouca antecipação dos resultados esperados em momentos-chave da atividade. Essas intervenções restringem a promoção das funções executivas nas crianças durante as interações. No entanto, observou-se que algumas crianças conseguiram regular suas ações e gerar algum tipo de controle na tarefa.
Conclusão
Conclui-se que, embora a mediação da professora poderia ter promovido maiores desafios, as crianças demonstraram indicadores de autorregulação. Isso sugere que a ação e o manuseio de objetos podem, em certa medida, favorecer o desenvolvimento do controle executivo, mesmo com intervenções pouco direcionadas. O estudo aponta para a necessidade de práticas pedagógicas mais intencionais e planejadas que impactem nos processos de funcionamento executivo nas crianças desde os primeiros anos no Ensino Infantil.
Downloads
Referências
Barker, J. E., Semenov, A. D., Michaelson, L., Provan, L. S., Snyder, H. R., & Munakata, Y. (2014). Less structured time in children’s daily lives predicts self-directed executive functioning. Frontiers in Psychology, 5, 1-16. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.00593
Bernier, A., Carlson, S. M., & Whipple, N. (2010). From external regulation to self-regulation: early parenting precursors of young children’s executive functioning. Child Development, 81(1), 326-339. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2009.01397.x
Brossard, M. (2001). Situations et formes d’apprentissage. Revue suisse des sciences de l’éducation. Schweizerische Zeitschrift für Bildungswissenschaften, 23(3), 423-439. https://www.pedocs.de/volltexte/2011/3773/pdf/SZBW_2001_H3_S423_Brossard_D_A.pdf
Correa, M., Villalobos, M. E., Cárdenas, K., Moreno-Llanos, I., del Olmo, M., & Moreno-Núñez, A. (2021). Usos rítmico-sonoros de objetos e instrumentos musicales en las aulas 0-1 y 1-2. In C. Rodríguez & J. L. de los Reyes (Eds.), Los objetos si importan: acciones educativas en la escuela infantil (pp. 57-82). Horsori.
Diamond, A. (2020). Executive functions. In A. Gallagher, C. H. Bulteau, D. Cohen, & J. L. Michaud (Eds.), Handbook of clinical neurology annual review of psychology (pp. 225-240). Elsevier. https://doi.org/10.1016/B978-0-444-64150-2.00020-4
Estrada, L. F. (2019). Materialidad y prácticas educativas en la escuela infantil con niños/as entre 1 y 2 años. Una aproximación cultural, semiótica y pragmática [Tesis doctoral, Universidad Autónoma de Madrid]. Biblos-e Archivo Repositorio. http://hdl.handle.net/10486/688559
Estrada, L. F. (2021) Tipos de situaciones educativas en la escuela infantil: el rol mediador de los maestros. In C. Rodríguez & J. L. de los Reyes (Eds.), Los objetos si importan: acciones educativas en la escuela infantil (pp. 159-181). Horsori.
Guevara, I., Moreno-Llanos, I., & Rodríguez, C. (2020). The emergence of gestures in the first year of life in the Infant School classroom. European Journal of Psychology of Education, 35, 265-287. https://doi.org/10.1007/s10212-019-00444-6
Guevara, I., & Rodríguez, C. (2023). Developing communication through objects: ostensive gestures as the first gestures in children’s development. Developmental Review, 68, 101076. https://doi.org/10.1016/j.dr.2023.101076
McClelland, M. M., Cameron, C. E., & Dahlgren, J. (2019). The development of self-regulation in young children. In D. Whitebread (Ed.), The sage handbook of developmental psychology and early childhood education (pp. 471-486). Sage.
Moreno-Llanos, I., Guevara, I., Palacios, P., & Rodríguez, C. (2023). How to study the early development of executive function? Let’s put control back in the hands of children. New Ideas in Psychology, 72, 101049. https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2023.101049
Moro, C., & Tapparel, S. (2012). La situation éducative comme lieu de partage, de modification et d’appropriation de significations chez l’enfant. Prisme, 16, 35-36. https://www.hepl.ch/files/live/sites/files-site/files/unite-communication/prismes/numeros-complets/prismes-numero-16-2012-hep-vaud.pdf
Moro, C., & Tartas, V. (2013). Introduction. In J. Bernié & M. Brossard (Eds.), Vygotski et l’école: apports et limites d’un modèle théorique pour penser l’éducation et la formation. Presses Universitaires de Bordeaux. https://doi.org/ 10.4000/books.pub.47842
Palacios, P., Rodríguez, C., & Méndez-Sánchez, C. (2018). Communicative mediation by adults in the construction of symbolic uses by infants. Integrative Psychological and Behavioral Science, 52, 209-227. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9422-1
Rengifo-Herrera, F. (2021). Os signos são a “pupila” dos olhos ou como a relação sujeito/cultura emerge na semiosfera. In A. F. A. Madureira & J. Bizerril (Orgs.), Psicologia & cultura: teoria, pesquisa e prática profissional (pp. 87-119). Editora Cortez.
Rodríguez, C. (2009). The ‘circumstances’ of gestures: proto-interrogatives and private gestures. New Ideas in Psychology, 27, 288-303. https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2008.04.002
Rodríguez, C. (2015). The connection between language and the world: a paradox of the linguistic turn? Integrative Psychological and Behavioral Science, 49(1), 89-103. https://doi.org/10.1007/s12124-014-9274-2
Rodríguez, C. (2022). The Construction of executive function in early development: the pragmatics of action and gestures. Human Development, 66, 239-259. https://doi.org/10.1159/000526340
Rodríguez, C., & Moreno-Llanos, I. (2020) A Pragmatic turn in the study of early executive functions by object use and gestures: a case study from 8 to 17 months of age at a nursery school. Integrative Psychological and Behavioral Science, 57, 607-654. https://doi.org/10.1007/s12124-020-09578-5
Rodríguez, C., Moreno-Llanos, I., Cerchiario, E., Mietto, G., & Guevara, I. (2021). Origen y desarrollo de las funciones ejecutivas en el aula 0-1 de la escuela infantil. In C. Rodríguez & J. L. de los Reyes (Eds.), Los objetos si importan: acciones educativas en la escuela infantil (pp. 133-157). Horsori.
Rodríguez, C., & Moro, C. (1999). El mágico número tres. Cuando los niños aún no hablan. Paidós.
Taisson, C. P. (2014). La matérialité: une ressource pour l’enseignement-apprentissage de la lecture. Éducation Didactique, 8(2), 125-138. https://doi.org/10.4000/educationdidactique.1984
Taisson, C. P. (2020). Conséquences de la circulation du concept de matérialité entre la recherche et la formation initiale des enseignants du primaire. Formation et Pratiques D’enseignement en Questions, 26(1), 93-112. https://revuedeshep.ch/pdf/26/26-06-Taisson
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Francisco José Rengifo-Herrera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.