Comportamentos interativos entre mães e seus bebês com risco para deficiência auditiva

Autores

  • Mariana de Freitas Pereira Pederro Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Departamento de Psicologia https://orcid.org/0000-0002-2824-8783
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem https://orcid.org/0000-0002-5332-256X

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Perda auditiva, Relações mãe-filho

Resumo

Objetivo
No presente estudo pretendeu-se descrever e comparar a interação de mães e bebês com risco para deficiência auditiva (Grupo 1) e de mães e bebês ouvintes (Grupo 2).

Método
Participaram 25 díades em cada grupo, filmadas em brincadeira livre. As filmagens foram analisadas com o protocolo de observação Sistema de Codificação da Interação Mãe Criança Revisado adaptado, para posterior comparação. Comportamentos interativos positivos foram significativamente mais frequentes entre os bebês do Grupo 2. Bebês do Grupo 1 apresentaram mais comportamentos não interativos do que o outro grupo.

Resultados
As mães do Grupo 2 apresentaram mais comportamentos sensíveis positivos e menos não responsivos do que as mães do Grupo 1.

Conclusão
Os resultados evidenciaram a importância das primeiras relações sociais do bebê para seu processo de desenvolvimento, principalmente quando há algum fator de risco envolvido, apontando para a necessidade de intervenções junto a famílias desde a fase de diagnóstico.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Pederro, M. de F. P., & Rodrigues, O. M. P. R. (2025). Comportamentos interativos entre mães e seus bebês com risco para deficiência auditiva. Estudos De Psicologia (Campinas), 42. Recuperado de https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/15497

Edição

Seção

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

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